Blog Antissuborno
Cultura de integridade: Saiba como implementar

Cultura de integridade: Saiba como implementar

A cultura da integridade representa uma transformação profunda nos processos empresariais, visando incentivar uma conduta transparente e correta.

Atualmente, a ética já é entendida como algo fundamental na melhoria da gestão empresarial e compreender a cultura da integridade é também é essencial para se manter competitivo no novo mercado.

A sociedade moderna está cada vez mais atenta e vigilante contra a corrupção, pois há acesso fácil a informações e a divulgação de casos de corrupção e fraudes. As pessoas buscam e exigem empresas autênticas e livres de fraudes. Nesse contexto, surge uma nova responsabilidade para as empresas: ser ética e demonstrar isso.

 

O que é a cultura de integridade?

A cultura da integridade é um sistema de diretrizes que contribui para combater a corrupção. O compliance, por exemplo, é utilizado como ferramenta para que as políticas éticas da organização sejam implementadas, assegurando a integridade nos processos.

Além disso, com a implementação da Lei Anticorrupção, a transparência se tornou indispensável e as empresas que prejudicam a administração pública enfrentam uma série de consequências legais e punições. Portanto, para se adaptar às novas exigências sociais e legais, os negócios precisam passar por uma reestruturação profunda, incorporando a ética como parte essencial de sua visão, missão e valores.

A implantação da cultura da integridade requer o envolvimento de todos os setores da empresa, com o apoio da alta direção para monitorar os riscos, identificar possíveis práticas antiéticas e estabelecer diretrizes claras de conduta.

Por outro lado, a transparência exige uma vigilância contínua. Portanto, é importante implementar controles padronizados e realizar avaliações regulares para cumprir as políticas éticas.

Outro ponto importante, é capacitação e a comunicação, ambas são fundamentais para envolver os colaboradores e fazer com que eles realmente compreendam e apliquem a cultura da integridade em seu trabalho diário.

A avaliação dos parceiros também é um ponto chave para manter a integridade. Logo a premissa básica é não trabalhar com parceiros que não compartilham dos mesmos princípios éticos. Daí a necessidade de verificar a idoneidade dos fornecedores e parceiros de negócios para manter a integridade em toda a cadeia de suprimentos.

 

Como implementar a cultura de integridade?

Para implementar uma cultura de integridade bem-sucedida na empresa é fundamental estabelecer a confiança e a ética como premissa elementar para todas as suas operações.

A liderança é a primeira a demonstrar o comprometimento com valores éticos e transparentes. Em seguida, é essencial estabelecer políticas claras de ética e conformidade, além de oferecer treinamento adequado aos funcionários.

Além disso, canais de comunicação abertos e seguros devem ser criados para relatar preocupações éticas. A empresa também deve ser proativa na identificação e mitigação de riscos relacionados à integridade.

 

Conclusão

A cultura da integridade é voltada para que as práticas empresariais estejam realmente alinhadas com os valores e a ética da organização. Atualmente a transparência é cada vez mais valorizada, por isso é preciso sempre demonstrar o compromisso com a integridade como premissa básica.

Agora que você já sabe mais sobre cultura de integridade, se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com que ele possa ser útil!

Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.