Blog Antissuborno
Compliance no Esporte: Entenda sua importância

Compliance no Esporte: Entenda sua importância

Tendo em vista o aumento dos casos de corrupção e a crescente demanda por gestões mais responsáveis no mundo do esporte, os clubes, federações, atletas, intermediários e demais envolvidos passaram a adotar programas de compliance em suas organizações.

Como é de conhecimento geral, o ambiente esportivo está repleto de polêmicas, desde escândalos de corrupção em clubes e federações até problemas envolvendo empresários, jogadores e mídia.

Além disso, alguns empresários do ramo, são vistos como pouco confiáveis e carentes de ética, devido a casos emblemáticos noticiados na mídia ao longo do tempo.

Atualmente, diversos setores utilizam o Compliance para sair de situações problemáticas, ganhando respeito e confiança do mercado, do público e de investidores, e o mesmo ocorre no setor desportivo.

Neste post falaremos sobre o conceito, como implementar e a importância do Compliance no esporte. Acompanhe!

 

O que é Compliance Desportivo?

O Compliance no Esporte ou Compliance Desportivo, é fundamental para promover a transparência, a integridade e a confiança no mundo do esporte.

Isso porque com mudança para o modelo de “Sociedade Anônima do Futebol” a necessidade de Compliance no esporte aumentou, pois esse modelo tende a facilitar fraudes financeiras.

Logo, o Compliance no esporte atua na prevenção da corrupção em transações monetárias de grande valor e interesses de investidores e patrocinadores em jogo.

Adotando práticas de Compliance, é possível prever golpes e destinar o dinheiro de maneira adequada, ou seja, investir os recursos corretamente para aumentar a visibilidade do clube.

 

Qual a importância do Compliance no esporte?

Implementar o compliance no esporte é uma maneira segura de unir todos os interessados em transformar uma atividade física em um grande evento recreativo, mas conscientizando a todos que não se trata apenas de diversão, pois todos os profissionais precisam seguir regras.

Para tanto, o profissional de compliance tem como principal função garantir que todas as operações de uma empresa – ou, no caso, um clube esportivo – estejam em conformidade com as leis e regulamentos.

Desta forma, é possível manter a integridade na organização e alcançar o sucesso de forma transparente, satisfazendo empresários, proprietários de clubes, presidentes de entidades esportivas, atletas, investidores, patrocinadores e fãs.

Vale frisar que o Compliance no esporte vai além do entretenimento e bem-estar, mas também avalia o desenvolvimento de profissionais que precisam seguir normas e leis, assim como em qualquer outra profissão.

Concluindo, o Compliance no esporte promove valores de ética, integridade e transparência, contribuindo para um ambiente mais saudável e confiável para todos os envolvidos no mundo esportivo.

 

Como implementar o Compliance no esporte?

Para implementar o Compliance no esporte, é fundamental ter diretrizes claras para seguir e usar as ferramentas certas, como o Canal de Denúncias.

Assim, o Canal de Denúncias da empresa deve ser muito bem implementado e monitorado e contar com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e os relatos devem ser feitos de maneira anônima, confidencial ou identificada, independentemente do canal utilizado.

O Canal de Denúncias permite que profissionais relatem situações de disparidade de maneira segura e totalmente anônima, seja através de atendimento telefônico especializado e humanizado ou por meio de um site dedicado para esse fim. Esse processo assegura a proteção dos dados dos profissionais e garante que as organizações investiguem devidamente os relatos recebidos, contribuindo para a construção de um ambiente mais justo e equitativo.

Além disso, o crescente número de regulamentações tanto em âmbito nacional quanto internacional, aliado à importância do monitoramento eficaz da exposição a riscos de conformidade e operacionais, demanda a implementação de ferramentas que viabilizem a vigilância contínua de eventos relacionados a desvios de conduta e não conformidades com normas e regulamentos vigentes.

 

Conclusão

O compliance vai além da prevenção de corrupção, sendo também uma ferramenta para lidar com riscos e estratégias de expansão do negócio no ambiente esportivo, por esse motivo, aplicar o Compliance no esporte é fundamental para que os atletas façam escolhas seguras em suas carreiras.

Além disso, estar em conformidade com a lei ajuda na gestão de crises, melhora a imagem dos atletas e do clube perante o público e os patrocinadores, demonstrando que tudo está sendo gerenciado corretamente.

Agora que você já sabe mais sobre a Compliance no esporte, se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com que ele possa ser útil!

Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.