Atualmente, a ética já é entendida como algo fundamental na melhoria da gestão empresarial e compreender a cultura da integridade é também é essencial para se manter competitivo no novo mercado.
A sociedade moderna está cada vez mais atenta e vigilante contra a corrupção, pois há acesso fácil a informações e a divulgação de casos de corrupção e fraudes. As pessoas buscam e exigem empresas autênticas e livres de fraudes. Nesse contexto, surge uma nova responsabilidade para as empresas: ser ética e demonstrar isso.
O que é a cultura de integridade?
A cultura da integridade é um sistema de diretrizes que contribui para combater a corrupção. O compliance, por exemplo, é utilizado como ferramenta para que as políticas éticas da organização sejam implementadas, assegurando a integridade nos processos.
Além disso, com a implementação da Lei Anticorrupção, a transparência se tornou indispensável e as empresas que prejudicam a administração pública enfrentam uma série de consequências legais e punições. Portanto, para se adaptar às novas exigências sociais e legais, os negócios precisam passar por uma reestruturação profunda, incorporando a ética como parte essencial de sua visão, missão e valores.
A implantação da cultura da integridade requer o envolvimento de todos os setores da empresa, com o apoio da alta direção para monitorar os riscos, identificar possíveis práticas antiéticas e estabelecer diretrizes claras de conduta.
Por outro lado, a transparência exige uma vigilância contínua. Portanto, é importante implementar controles padronizados e realizar avaliações regulares para cumprir as políticas éticas.
Outro ponto importante, é capacitação e a comunicação, ambas são fundamentais para envolver os colaboradores e fazer com que eles realmente compreendam e apliquem a cultura da integridade em seu trabalho diário.
A avaliação dos parceiros também é um ponto chave para manter a integridade. Logo a premissa básica é não trabalhar com parceiros que não compartilham dos mesmos princípios éticos. Daí a necessidade de verificar a idoneidade dos fornecedores e parceiros de negócios para manter a integridade em toda a cadeia de suprimentos.
Como implementar a cultura de integridade?
Para implementar uma cultura de integridade bem-sucedida na empresa é fundamental estabelecer a confiança e a ética como premissa elementar para todas as suas operações.
A liderança é a primeira a demonstrar o comprometimento com valores éticos e transparentes. Em seguida, é essencial estabelecer políticas claras de ética e conformidade, além de oferecer treinamento adequado aos funcionários.
Além disso, canais de comunicação abertos e seguros devem ser criados para relatar preocupações éticas. A empresa também deve ser proativa na identificação e mitigação de riscos relacionados à integridade.
Conclusão
A cultura da integridade é voltada para que as práticas empresariais estejam realmente alinhadas com os valores e a ética da organização. Atualmente a transparência é cada vez mais valorizada, por isso é preciso sempre demonstrar o compromisso com a integridade como premissa básica.
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dwtld9
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