Blog Antissuborno

Metas SMART no requisito 6.2 Objetivos Antissuborno

Utilize o método SMART para a elaboração de seus objetivos antissuborno e faça a aplicação do requisito.

No requisito 6.2 Objetivos antissuborno e planejamento para alcança-los são passados 7 obrigatoriedades para que essa gestão seja bem feita:

a) Ser consistentes com a política antissuborno;

b) Ser mensuráveis (se aplicável);

c) Levar em conta fatores aplicáveis referidos em 4.1, os requisitos descritos em 4.2 e os riscos de suborno identificados em 4.5;

d) Ser alcançáveis;

E) Ser monitoráveis;

f) Ser comunicados de acordo com 7.4;

g) Ser atualizados, como apropriado.

[optin-cat id=2617]

A norma é bem clara e não temos nenhuma dúvida com relação ao que fazer, mas a questão é, será que ter objetivos sem compreender sua necessidade e funcionamento é efetivo?

Pensando nisso a metodologia SMART tem ganhado espaço e eu vou te explicar o porquê.

S — Specific, ou específica

Seja o mais específico possível na definição das metas. Muitas vezes estabelecemos objetivos abstratos, como por exemplo: aumentar a conversão; Aumentar a conversão em quanto? aumentar a conversão de qual produto? aumentar a conversão de qual canal de vendas?

Evite também metas duplas, foi cada meta pede uma métrica diferente que deve ser independente, caso opte por metas de causa e efeito, interdependentes, você poderá obter o efeito contrário, impedindo que uma meta cresça organicamente em vista de controlar outra, fazendo com que nenhuma se desenvolva. Ex: atrair novos clientes e aumentar a conversão, estabelecendo isso fica explicito que se a pessoa tiver que atingir essa meta dupla, terá que investir tempo e dedicação na conversão de novos clientes e que já possuem uma data da cadastro mais antiga não merecem atenção, sendo que na verdade seriam os de menor custo de conversão.

 

M — Measurable, ou mensurável

Ter métricas é algo crucial dependendo da meta que você estabelecer, afinal isso não é aplicado a todas, mas te garanto que em pelo menos 90%. A mensurabilidade é importante para saber se você está percorrendo o caminho certo para atingir a sua meta ou se precisa tomar uma nova ação a tempo de conseguir resultados.

É bom ressaltar que a escolha correta da métrica é fundamental, afinal de contas, você não quer atingir a meta de conversões metrificando a quantidade de telefonemas que recebe. Sempre que pensar em uma meta, faça um afunilamento sobre tudo que ela pode representar e veja se dentre as variáveis o que você quer saber está incluso em grande parte.

No item B e E verificamos justamente isso, para norma ISO 370001 o objetivo deve ser mensurável (se aplicável) e monitorável.

[optin-cat id=2617]

A — Attainable ou atingível

Elabore metas realistas, não tente abraçar o mundo de uma vez. Metas inatingíveis causam desmotivação nos envolvidos e frustração quando não alcançada, gerando o efeito contrário do desejado.

Baseie-se em histórico e macroambiente para a elaboração. Feito isso, peça a opinião dos colaboradores.

Na atualização das metas, realize o mesmo procedimento.

 

R — Relevant, ou relevante

Todos queremos nos sentir importantes, então é necessário que todos compreendam a relevância de sua meta para a corporação como um todo, sabendo de tal responsabilidade sentirá mais motivação e pode se engajar em outras metas para o bem da organização.

Explique o papel de cada KPI, em que influencia e qual o bem que poderá trazer para a organização como um todo, como o próprio requisito da ISO 37001 aborda, deve ser consistente com a política antissuborno e deve ser comunicada de forma apropriada

Veja como realizar uma boa comunicação na norma ISO 37001.

[optin-cat id=2617]

T — Time based, ou temporal

Tempo, determine prazos. Torne os prazos alcançáveis também, seja realista mas ao mesmo tempo desafiador. Tome cuidado ao determinar prazos pois caso seja muito extenso causará um relaxamento e no colaborador e se for muito acirrado pode gerar desistência ou começar a fazer atividades suspeitas.

Objetivos possíveis reduz o risco de suborno ou outras práticas que prejudiquem a reputação da sua empresa.

 

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.