A norma não é novidade, apesar disso ainda são muitas as dúvidas de como implementar a ISO 37001, separei 5 passos orientativos para você.
-
Verifique se a organização possui um programa de Compliance ou alguma norma ISO implementada
Ter um desses fatores já implementados em sua empresa é meio caminho andado para a ISO 37001.
As normas ISO são muito similares entre si, então a empresa tenha outra, basta adaptar os requisitos específicos solicitados no Sistema de Gestão Antissuborno. Já no caso do programa de Compliance, já o programa de Compliance atenderá boa parte dos requisitos da seção 8 – Operação.
-
Pré-auditoria
A pré-auditoria, também conhecida como Gap Analysis, é uma simulação de auditoria de certificação, onde serão verificados os processos da organização em busca dos “gaps” ou seja, as lacunas no seu sistema de gestão. Desse modo, você saberá o que está faltando para implementar a ISO 37001, porém o auditor não te passará o “como implementar” esses gaps. A QMS realiza esse serviço por exemplo.
-
Decida: devo contratar uma consultoria?
Não é obrigatório a contratação de uma consultoria, porém se sua organização não se sente segura em implementar os gaps, você pode contatar uma consultoria que irá de orientar nesse processo. Ela sim poderá de falar o “como implementar”.
- Capacitação e treinamento
Não adianta, em qualquer norma ISO você terá que capacitar a equipe responsável pelo sistema de gestão, a academia de treinamentos da QMS, a Q Academy, possui treinamentos de auditor líder e entendimento nas normas ISO 37001, cabe a organização avaliar quais funcionários precisam de um conhecimento mais aprofundado e quais apenas a nível de orientação.
-
Mãos à obra!
Feitas as etapas agora chega à parte mais difícil, alinhar o seu programa de Compliance e sistema de gestão para a implementação da norma. Não pense que por ter optado por contratar uma consultoria você não terá trabalho, como falei, a consultoria é uma orientação, quem dará andamento para implementar a ISO 37001 são os colaboradores, afinal, envolverá alta direção, conscientização de toda a organização, etc.
Confira o vídeo em que falo sobre o tema!
Adicionar Comentário