O requisito 8.3 aborda os controles financeiros antissuborno para ISO 37001 nas organizações que implementem esse sistema de gestão.
O requisito 8.3 é simples e objetivo na ISO 37001:
“A organização deve implementar controles financeiros que gerenciem os riscos de suborno”
Porém, por de trás desse requisito objetivo há diversos controles que uma organização pode adotar como controles financeiros antissuborno para ISO 37001.
Segundo o próprio anexo da Norma, controles financeiros antissuborno na ISO 37001 são sistemas de gestão e processos implementados pela organização para gerenciar de forma adequada suas transações financeiras e registrar estas transações precisamente em tempo hábil. É importante salientar que, dependendo do porte da organização e da transação, os controles financeiros implementados pela organização que podem reduzir o risco de suborno incluem:
- Implementar a separação de funções, de modo a mesma pessoa não possa ao mesmo tempo iniciar e aprovar um pagamento;
- Implementar níveis de aprovação de pagamento, a chamada alçada de aprovações;
- Verificar se a indicação do beneficiário e o trabalho ou serviços executados foram aprovados pelos mecanismos de aprovação pertinentes da organização;
- Requerer pelo menos duas assinaturas para aprovações de pagamentos;
- Requerer a documentação apropriada de apoio para ser anexada às aprovações de pagamento;
- Restringir uso de dinheiro em espécie e implementar métodos efetivos de controle de fluxo de caixa;
- Requerer que categorizações e descrições de pagamentos na contabilidade sejam corretas e claras;
- Implementar processos de auditorias financeiras independentes e periódicas.
Esses são apenas alguns exemplos de controles financeiros para ISO 37001 que as organizações possam implementar no sistema de gestão, assim garantindo a redução de riscos de suborno na organização.
Algumas organizações, mesmo aquelas que não possuem sistema de compliance implementado, já utilizam ferramentas e controles como esses apresentados, porém os controles financeiros para ISO 37001 precisam estar alinhados diretamente com a gestão de riscos da organização, e que sejam razoáveis e proporcionais ao porte e ramo de atividade de cada organização.
No combate ao suborno, um dos princípios é seguir exatamente a rota do dinheiro para que não ocorra situações que possam ocorrer esse tipo de evento, é o que torna os controles financeiros na ISO 37001 fundamentais para correta implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão antissuborno.
Adicionar Comentário