Compliance Trabalhista não se trata apenas da parte legal da contratação de funcionários, mas de todo o ambiente de trabalho. Entenda como pode favorecer sua empresa.
Se há algo “cringe“, são as empresas que olham seus funcionários como meros peões e esquecem de seus direitos. O Compliance trabalhista busca trazer toda a segurança aos colaboradores em seu ambiente de trabalho, no que se refere a saúde e segurança do trabalho, relação interpessoal, terceirização de serviços e muito mais.
Obviamente, todas as questões levantadas no Compliance trabalhista envolvem a conformidade com as normas que regem o direito laboral, regras de conduta e ética, e visam a redução de riscos para a empresa com questões processuais, porém não se limita a isso.
Minhas colegas, Gabriela Maluf e Catarina Rattes, abordaram em alguns de seus posts como o Compliance pode tornar o ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e revolucionário.
Você pode se interessar:
Compliance Feminino: O que é e como tem mudado nosso cenário?
Como o implementar políticas de diversidade e inclusão na empresa
Essa busca por um conforto social dentro da sua empresa influencia não apenas a parte filosófica, mas em seus resultados, deixo 3 exemplos:
-
Maior tempo de retenção de funcionários
Com o Compliance trabalhista você pode gerar um ambiente em que colaborador sinta-se seguro, de modo que isso pesará em sua decisão de mudar de emprego, a questão salarial continuará sendo um fator, porém o risco de ir para um local de trabalho que não o agrada também.
-
Funcionários mais capacitados
Se a organização tiver uma retenção maior de funcionários, terá menos treinamentos básicos para novos colaboradores e poderá investir na capacitação daqueles que já exercem com qualidade sua função e possuem a cultura da organização.
-
Mais candidatos dispostos a trabalhar na sua empresa
Já dizia o provérbio “a voz do povo é a voz de Deus”, se tem algo que propaga é a reputação de uma empresa. Tenho certeza que você já teve a chance de mudar de emprego, mas então pensou “mas trabalhar nesse lugar?” ou então o contrário, almejar uma vaga de emprego somente pela fama que a empresa tem, pois já escutou muita coisa boa dos funcionários. Sim, a reputação da sua empresa não conta apenas para os clientes, mas também para os seus funcionários.
Se onde você trabalha hoje não investe em Compliance trabalhista, apresente esses tópicos para influenciar na decisão, tenho certeza que não apenas você, mas todos os atuais e futuros colaboradores ficarão gratos.
Até o próximo artigo!
Adicionar Comentário