Um dos desafios enfrentados pelas mulheres rumo a igualdade de gênero, é o tratamento igualitário no mundo corporativo, sobretudo no que tange ao acesso a cargos de liderança, saiba como Compliance Feminino pode influenciar neste cenário!
Compliance no mundo corporativo
A evolução das boas práticas de Compliance no mundo corporativo, motivada pela publicação da Lei Anticorrupção e pela conscientização da própria sociedade tem influenciado na igualdade de gênero nas empresas.
A partir do momento em que a transparência e a integridade começaram a ser mais valorizadas nas organizações, outros valores como a busca de igualdade de gênero começaram a ganhar espaço.
Isso porque a nova cultura de Compliance que vem sendo disseminada clama por relações mais equitativas e justas, reprimindo a discriminação de qualquer espécie no ambiente corporativo.
Diante da necessidade de implementar Programas de Compliance dentro das empresas, muitos profissionais têm sido contratados para esta finalidade, destacando-se a atuação das mulheres nesta missão.
Compliance e mulheres
Muitas empresas consideradas players de mercado contam com mulheres na liderança dos departamentos de Compliance, que são habilmente geridos por elas.
As mulheres imprimem um outro olhar que costuma ser mais cauteloso quando o assunto é avaliação de riscos, confirmando a tendência já constatadas por diversas pesquisas no sentido de que a diversidade contribui para a busca de soluções mais adequadas e inovadoras.
A pesquisa de Maturidade e Compliance no Brasil realizada pela Consultoria KPMG demonstrou que em 2018 que 42% das empresas tem departamentos de Compliance e muitas dessas funções são ocupadas por mulheres.
Um dos maiores desafios de um departamento de Compliance é justamente lidar com questões de conformidade, além de implementar uma cultura ética de maneira efetiva.
A capacidade de lidar com situações complexas e estar atenta a diversos pontos críticos ao mesmo tempo é uma habilidade que tem sido demonstrada pelas gestoras, que com seu olhar atento analisam as situações de maneira holística.
Todo este cenário contribui para um crescimento da presença de mulheres no Compliance.
A própria existência do Compliance Women Committee, que é um grupo de mulheres comprometidas com as pautas do empoderamento feminino e da cultura de integridade no ambiente corporativo, já demonstra como é forte a atuação das mulheres neste segmento.
Esse fenômeno certamente está relacionado a mudança da cultura tradicional que limitou durante décadas a atuação profissional das mulheres.
Atualmente, o entendimento que o lugar de mulher é onde ela quiser é cada vez mais consensual na sociedade, e a cultura de Compliance vem contribuindo para esta evolução social.
Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), envolvendo estatísticas de gênero e indicadores sociais das mulheres no Brasil constatou que as mulheres ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais.
Diante desses dados, verifica-se que há um longo caminho a ser percorrido rumo à igualdade de gênero no mundo corporativo, e as práticas de Compliance estão ajudando a construir essa história.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe, ele pode ser útil para alguém!
Adicionar Comentário