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Você sabe qual é a importância do ESG?

Um novo conceito em matéria de práticas empresariais ganhou notoriedade nos últimos tempos: “Environmental, Social and Governance“.

Você sabe quais são os impactos e benefícios do ESG? Neste artigo iremos abordar como esse conceito vem sendo trabalhado no ambiente corporativo e quais os critérios são considerados para nortear as relações entre empresas e investidores.

Nos últimos tempos o mundo entendeu a importância da sustentabilidade, e a necessidade de defender valores socioambientais dentro das empresas, por diversas razões que vão desde a própria preservação do planeta até o fortalecimento da marca no mercado.

O tema ganhou tanta importância, que as práticas sustentáveis passaram a integrar a estratégia financeira do negócio. Este fenômeno ocorreu tanto para demonstrar para os investidores que a empresa está alinhada com esta tendência de boas práticas ambientais, quanto por uma questão melhoria dos resultados financeiros.

Os acionistas, por sua vez, incluíram este quesito nas suas avaliações e passaram a questionar e exigir das empresas a adoção de práticas sustentáveis, com o objetivo de assegurar seus investimentos.

Em outras palavras, os stakeholders que acompanham o tema da sustentabilidade utilizam o ESG como parâmetro em suas análises, assim como ocorre com a governança corporativa.

 

 

Confira algumas vantagens da adoção de práticas de ESG

  • Maior interação dos investidores, sejam eles detentores de ações ordinárias ou preferenciais;
  • Tornar mais visível a sustentabilidade como um valor defendido pela empresa com ações efetivas nesta seara;
  • Identificação mais precisa de eventuais pontos vulneráveis em matéria de sustentabilidade;
  • Garantir que os gestores estão capacitados e envolvidos com as questões socioambientais;
  • Aprimoramento da governança corporativa;
  • Demonstrar ao consumidor da marca que a empresa está preocupada em ser sustentável;

 

Investidores buscam apoiar empresas que partilham dos mesmos valores

O ESG veio para ficar, é uma tendência crescente e que não irá recuar. Isso porque seus critérios se apresentaram como uma forma eficiente para que os investidores avaliem as empresas quanto ao seu real comprometimento com o meio ambiente, questões sociais e a governança, aspectos que pela própria evolução do mundo globalizado, estão interligados por serem essenciais para qualquer negócio.

O propósito da empresa passou a ser um elemento tão importante quanto o lucro para uma parcela significativa de investidores, e essa também uma tendência crescente.

 

Os três pilares do ESG

Atualmente os critérios de ESG são tão relevantes que já existem diversos fundos compostos por empresas que se destacam pelas boas práticas adotadas nesta área, repercutindo diretamente na operação das Bolsas de Valores.

Confira agora mais detalhes sobre cada um dos pilares de ESG:

1. Ambiental

O objetivo principal é a redução do impacto ambiental, questões como logística reversa, política nacional de resíduos sólidos, reciclagem, utilização de recursos naturais, adoção de processos industriais que favorecem o meio ambiente etc. compõem este pilar.

2. Social

Este pilar está diretamente ligado com o relacionamento da empresa com quem lhe presta serviços, sejam empregados, prestadores de serviços autônomos, estagiários etc., além de abranger também a relação com fornecedores, clientes, e ainda qual o impacto causado na comunidade em que a empresa está inserida de forma geral.

3. Governança

O pilar da Governança está relacionado com questões de combate a corrupção, atuação ética e transparente, e questões ligadas ao Compliance empresarial de maneira ampla.

A empresa que está atenta aos indicadores de ESG, pode utilizar este mecanismo para atrair novos investidores e reduzir riscos ambientais, contribuindo para a preservação do planeta.

Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

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