Blog Antissuborno

Auditoria interna em um sistema de gestão de antissuborno

A importância da auditoria interna

O sistema de gestão antissuborno deve ser monitorado e analisado periodicamente para o acompanhamento de sua eficiência e eficácia. Algumas das ferramentas integrantes do sistema de gestão é a auditoria interna.

No tocante à sua definição, consideramos uma das mais simples e objetivas a trazida pela norma ABNT NBR ISO 19011 (2018, p. 1), que a define como:

“processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.”

A auditoria interna deverá ser realizada a intervalos planejados, sendo que tal periodicidade deverá ser definida pela organização, mas deve ser realizada ao menos uma vez ao ano. O objetivo é analisar o sistema de gestão verificando a sua conformidade com os requisitos do sistema, bem como verificar a sua implementação e eficácia.

Deve ser ressaltado que todas as regras norteadoras para a realização de auditorias internas com excelência estão detalhadamente definidas na referida norma ABNT NBR ISO 19011, que apresenta as diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, também recomendada para condução em quaisquer tipos de auditoria interna, o que inclui sistemas de gestão de compliance.

Destacamos de tais regras algumas, como os princípios norteadores de auditoria, quais sejam, integridade, apresentação justa, devido cuidado profissional, confidencialidade, independência, abordagem baseada em evidência e abordagem baseada em risco.

Além dos princípios para a condução da auditoria, importante o planejamento adequado, inclusive a programação da auditoria, considerando não apenas requisitos que serão auditados, mas os processos, responsabilidades, critérios e o escopo da auditoria.

Ainda, que um relatório detalhado seja feito, apresentando não conformidades encontradas e possibilidades de melhoria. Tal relatório deverá ser analisado pela organização, especialmente pela função de compliance antissuborno e alta direção.

Os resultados da auditoria interna devem ser analisados, tratados e acompanhados e, tamanha a sua relevância, que deverá fazer parte dos assuntos que integram a análise crítica pela alta direção.

 

Fontes:

ISO. ABNT NBR ISO 37001, Sistema de gestão de antissuborno – Requisitos com orientações para uso. 1. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.

Natascha Cima

Advogada, Engenheira, Especialista em Sistemas de Gestão, membro da Comissão de Compliance da OAB Santos/SP e do Compliance Women Committee, Auditora Líder em ISO 37001 e ISO 19600, Pós-Graduada em Direito Empresarial e MBA em Gestão de Projetos.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.