A ISO 37001 é uma Norma internacional de Sistemas de Gestão Antissuborno e têm por objetivo prevenir, detectar e responder ao suborno dentro de organizações, independente do ramo de atividade e porte da organização.
A ISO 37001 foi lançada em Outubro/2016 em todo o mundo e Março/2017 no Brasil, devido ao período de tradução pela normatizadora nacional. Atualmente a ISO 37001 se figura como uma das principais certificações ISO em todo mundo, devido sua complexidade e papel na sociedade.
A ISO 37001 reflete as boas práticas internacionais e pode ser usado em quaisquer jurisdições. É aplicável às pequenas, médias e grandes organizações em todos os setores, incluindo setores públicos e privados.
A ISO 37001 especifica a implementação pela organização de políticas, procedimentos e controles que sejam razoáveis e proporcionais, de acordo com os riscos de suborno que a organização enfrenta.
Atualmente já existem diversas empresas certificadas em dezenas de países, a Norma já está consolidada e garante que as empresas tenham maior credibilidade junto aos seus parceiros de negócios e melhores controles internos.
Os principais requisitos da Norma são, mas não estão limitados a:
- Contexto da Organização
- Política Antissuborno
- Gestão de Riscos de suborno
- Planejamento e Controles Operacionais Antissuboro
- Due Diligence
- Controles Financeiros
- Controles Não Financeiros
- Avaliação de Desempenho
- Auditoria Interna
- Análise Crítica
O processo de certificação ISO 37001 é semelhante ao processo de certificação de outras normas ISO, iniciando por auditorias iniciais (fase 1 e fase 2), auditoria periódicas e recertificação a cada 3 anos.
O certificado ISO 37001 é emitido com acreditação nacional pelo Inmetro, o que garante rastreabilidade e credibilidade em todo processo de certificação, com auditores competentes e organismos de certificação regulados.
A QMS é a maior referência da América Latina em certificação ISO 37001 com inúmeras empresas certificadas em grande credibilidade nacional e internacional. Importante ressaltar a experiência internacional de um organismo certificação, para trazer ainda mais reconhecimento ao certificado emitido.
Adicionar Comentário