A implementação de um sistema de gestão já é difícil por si só, porém sem o apoio da empresa e uma cultura organizacional fraca, fica ainda mais complicado.
Aprendemos que ao abrir uma empresa precisamos definir missão, visão e valores, porém pouco de diz sobre colocar isso em prática. Não basta apenas que os fundadores tenham isso em mente ou deixar escrito em uma página do website, é necessário que todos os funcionários compreendam a missão, visão e valores e abracem essa cultura.
A disseminação da cultura organizacional é de responsabilidade da alta direção, relações humanas, responsáveis pelo sistema de gestão e endomarketing, estes devem servir de exemplo aos demais funcionários, ensinar sobre a cultura e proporcionar treinamentos e atividades de compreensão.
Como reforçar a cultura organizacional?
Tudo começa na contratação, é necessário avaliar não apenas o currículo, mas se a pessoa em questão se enquadra na cultura que sua empresa prega, tanto pelo bem da empresa, quanto na adequação do funcionário em seu ambiente de trabalho.
Após é sempre bom reforçar em uma boa reunião de apresentação, deixando claro na empresa a cultura organizacional é levada muito a sério. Além disso, tais valores devem ser reforçados em reuniões periódicas e até mesmo em algumas tomadas de decisão.
A alta direção é sem dúvidas o maior exemplo que os funcionários terão, estes então devem ser bem aderentes a cultura organizacional para que estejam preparados para essa transmissão de exemplo.
Como colocar a cultura organizacional em prática?
Pense no seu cliente interno, ou seja, muitas vezes a empresa precisará dispor de algum tempo aos funcionários em atividades que promovam interação, reflexão, conhecimento e demais valores da sua cultura organizacional.
Se você prega na sua cultura solidariedade, é bom realizar dias para que os funcionários realizem doação de sangue, doação de roupas, etc.
Bem como para a norma ISO 37001, se você deseja que todos abracem a causa do sistema de gestão antissuborno, é necessário treinar os funcionários dos benefícios, como funciona e como cada um pode fazer sua parte para o bem da empresa e da sociedade.
Como fazemos na QMS?
Temos reuniões semanais sobre nossas ações e questionamentos. Sempre que é levantado algum dilema em relação a uma tomada de decisões, olhamos para a parede de nosso escritório em que há todos os nossos valores escritos:
1. Cliente, nosso guia!
2. O melhor atendimento, nosso dever!
3. Treinar e melhorar, nosso compromisso!
4. Ética, nossa filosofia!
5. Credibilidade, nosso produto!
6. Agilidade nossa rotina!
7. Celebrar, nosso merecimento!
8. Crescer sempre, com nossos valores!
Como certificadora, realmente acreditamos em nossos sistemas de gestão e sabemos perfeitamente nossa missão: Construir uma sociedade mais forte por meio das certificações ISO. Desde a contratação é reforçado nossos valores e que desempenhamos um papel na sociedade.
Gostou? Pense o que pode melhorar na sua cultura organizacional.
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