Blog Antissuborno
Créditos de carbono: Conheça o mercado por trás desse ativo

Créditos de carbono: Conheça o mercado por trás desse ativo

Com o crescente desafio das mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os créditos de carbono têm se tornado um tema de destaque nas discussões sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente no mundo todo.

Com o crescente desafio das mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os créditos de carbono têm se tornado um tema de destaque nas discussões sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente no mundo todo.

Mas afinal, o que são créditos de carbono e como funcionam? Neste artigo, exploraremos o mercado por trás desse ativo ambiental, abordando o funcionamento do mercado de créditos de carbono no Brasil, as razões pelas quais as empresas compram esses créditos e considerações sobre o mercado voluntário de crédito de carbono. Acompanhe!

 

Como Funciona o Mercado de Créditos de Carbono no Brasil?

O mercado de créditos de carbono no Brasil não é regulamentado, uma vez que o Projeto de Lei 290/2020, que regulamenta esse mercado no Brasil, ainda não foi aprovado.

No entanto, o Brasil está alinhado aos compromissos ambientais na adoção de práticas que devem ser implementadas o mais breve possível para que os prazos estabelecidos.

Isso porque há um prazo para uma redução de 50% das emissões de carbono no Brasil até o ano de 2030, diante de um compromisso assumido na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Em 2050, a meta do Brasil é de neutralização das emissões de carbono.

A maneira encontrada para a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), é a operação de um mercado de créditos de carbono. Assim sendo, um crédito de carbono equivale a uma redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) ou outro gás do efeito estufa que provoca os mesmos danos ambientais.

Os créditos são negociados neste mercado de créditos de carbono, criado para as empresas que possuem metas a cumprir no que se refere à redução de emissões. Desta forma, elas podem comprar esses créditos de outras organizações que já adotaram medidas de redução.

Embora ainda não exista uma regulamentação específica para o mercado de créditos de carbono no Brasil, algumas empresas, organizações e iniciativas voluntárias têm buscado promover a compensação de emissões e ações de sustentabilidade através de projetos de redução de carbono. Essas ações geralmente são realizadas de forma voluntária e não regulada.

 

Por que as Empresas Compram Créditos de Carbono?

As empresas compram créditos de carbono por diversas razões, sendo a principal delas a compensação de suas próprias emissões. Às vezes, é difícil ou inviável para uma empresa reduzir completamente suas emissões de gases de efeito estufa devido à natureza de suas atividades ou ao estágio atual de suas tecnologias. Nesses casos, a compra de créditos de carbono permite que essas empresas cumpram metas de redução de emissões e se tornem mais ambientalmente responsáveis.

Além disso, adquirir créditos de carbono pode ser uma estratégia de marketing e responsabilidade social corporativa, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas. Isso porque os consumidores geralmente valorizam e preferem apoiar empresas que se engajam em ações concretas para proteger o meio ambiente.

 

O que é o Mercado Voluntário de Crédito de Carbono?

Além do mercado regulado pelo Protocolo de Quioto, existe também o mercado voluntário de créditos de carbono. Nesse mercado, as empresas e indivíduos podem adquirir créditos de carbono de forma voluntária, mesmo que não sejam obrigados por acordos internacionais ou regulamentações governamentais.

No mercado voluntário, as reduções de emissões e os créditos de carbono são geralmente gerados por projetos e iniciativas ambientais de diferentes naturezas, como reflorestamento, energia renovável ou eficiência energética. As compras de créditos voluntários são frequentemente usadas para compensar a pegada de carbono de eventos, viagens ou até mesmo o consumo pessoal.

Esse mercado representa uma oportunidade para as empresas e indivíduos irem além das obrigações legais e fazerem a diferença no combate às mudanças climáticas, contribuindo diretamente para a promoção de projetos ambientais e sustentáveis.

 

Conclusão

Os créditos de carbono são uma ferramenta importante no esforço global para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Tanto no mercado regulado pelo Protocolo de Quioto quanto no mercado voluntário, eles representam uma oportunidade para empresas e indivíduos contribuírem ativamente para um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável.

Daí a importância de compreender o funcionamento desse mercado e contribuir para que as empresas possam incentivar práticas mais sustentáveis e proteger o planeta das ameaças das mudanças climáticas.

Gostou de saber mais sobre o mercado de créditos de carbono? Nos conte nos comentários, seu feedback é muito importante!

Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.