A evolução tecnológica e a integração dos recursos digitais no cotidiano das empresas, independentemente do porte ou setor, acentuaram a importância da proteção de dados, tornando-a uma prioridade essencial. As organizações que lidam com dados pessoais devem estar cada vez mais atentas às novas regulamentações e práticas em Segurança da Informação e Privacidade de Dados.
Segundo o portal Olhar Digital, o Brasil ocupa a sexta posição como país com maior número de casos de vazamento de dados ao nível mundial. A reportagem baseou-se em dados de uma pesquisa realizada pela empresa holandesa SurfShark, que atua na área de privacidade e segurança digital, a qual identificou que o Brasil está em um dos primeiros lugares no ranking mundial de países com o maior número de incidentes de vazamentos de dados.
Neste cenário, a Segurança da Informação e a Privacidade de Dados ganharam destaque no ambiente empresarial, impulsionadas tanto pela digitalização dos processos, quanto pela implementação de legislações como a Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet), que define direitos e deveres no ambiente digital e regula o uso da internet no Brasil, e a Lei 13.709/18 (LGPD), que estabelece normas para o tratamento de dados pessoais e as penalidades decorrentes de vazamentos de dados. Continue a leitura para compreender melhor como deve ser feita a gestão de incidentes de segurança da informação!
O que é um incidente de segurança?
Segundo a ANPD, um incidente de segurança é qualquer evento adverso confirmado relacionado à violação da segurança de dados pessoais, podem ser acessos não autorizados, acidentais ou ilícitos que resultem em destruição, perda, alteração, vazamento ou qualquer forma de tratamento inadequado dos dados e comprometem os direitos e liberdades dos titulares dos dados pessoais. De maneira mais ampla, um incidente de segurança é qualquer evento adverso, confirmado ou suspeito, que afete a segurança dos sistemas de computação ou das redes de computadores.
Como funciona a gestão de incidentes de Segurança da Informação?
A gestão de incidentes de Segurança da Informação envolve procedimentos para identificar, gerenciar, registrar, analisar e comunicar eventos relacionados à segurança da informação, visando minimizar o impacto negativo e restabelecer as operações de forma eficiente.
O processo de gerenciamento serve para organizações que buscam um nível avançado de maturidade em segurança, bem como para aquelas que já possuem um nível considerável de maturidade, pois este é aspecto essencial da cibersegurança e da proteção das infraestruturas de TI, que é aplicável a todas as empresas.
Importância da gestão de incidentes de Segurança da Informação
Os incidentes geram impactos relevantes em termos de custos, produtividade e reputação. Por isso, implementar um processo eficaz de gestão de incidentes ajuda a minimizar esses impactos, aumentando a capacidade de detecção e resposta, e reduzindo danos financeiros e operacionais, além de preservar a reputação da empresa. Parte da gestão de incidentes é aprender com as ocorrências para estar mais bem preparado para futuros eventos. Para tanto, é preciso planejar as respostas a incidentes é fundamental para melhorar a capacidade de resposta.
Plano de respostas
A maioria das organizações já possui um processo de resposta a incidentes, com variação no nível de maturidade baseados em perguntas simples:
- Existem protocolos para acionar todos os responsáveis envolvidos na resposta a incidentes?
- O plano de resposta a incidentes abrange toda a organização?
- A equipe é adequada e capacitada para lidar com incidentes?
- Foram estabelecidos SLA’s para a normalização das operações após um incidente?
Vale lembrar que o plano de resposta a incidentes é um documento estruturado essencial para identificar, gerenciar e resolver incidentes cibernéticos, independentemente do tamanho da empresa.
Para elaborar um plano de resposta a incidentes eficaz, é necessário considerar três fases: antes, durante e depois do incidente.
Antes do incidente
Essa fase envolve o planejamento e a identificação de possíveis ameaças que possam comprometer a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e recursos de TI. Nesta fase, é essencial definir ações preventivas e métodos de monitoramento para detectar vulnerabilidades. Também é importante ter profissionais capacitados para tomar decisões rápidas e eficazes.
Durante o incidente
A equipe de segurança deve atuar rapidamente para mitigar o incidente e limitar os danos. Para isso, é preciso coletar provas e preservar provas para entender a causa raiz do problema. A ação envolve a eliminação da ameaça e a restauração das operações, com foco em soluções a curto e longo prazo, como backups e políticas de recuperação.
Após o incidente
Após a contenção do incidente, é necessário documentar detalhadamente todas as ações realizadas e revisar os processos e medidas adotadas para ajustar o plano de resposta e fortalecer a segurança para prevenir futuros incidentes.
Tenha em mente que gerenciar incidentes de forma eficaz é essencial para qualquer organização, pois minimiza os danos financeiros, protege a reputação da empresa e melhora a produtividade. A gestão de incidentes deve ser considerada um aspecto crítico da operação empresarial.