A Norma ISO 37001 determina que a organização deve realizar regularmente o processo de avaliação de riscos de suborno, este processo é o coração do sistema de gestão devido a sua posterior determinação de controles necessários para redução e dos processos subsequentes a serem desenvolvidos.
A avaliação de riscos de suborno segundo a ISO 37001 estabelece como devido para a empresa que está implementado um sistema de gestão antissuborno:
- Identificar os riscos de suborno que a organização possa antecipar de forma razoável, em função dos fatores estabelecidos contexto da organização;
- Analisar, avaliar e priorizar os riscos de suborno identificados;
- Avaliar a adequação e eficácia dos controles existentes da organização para mitigar os riscos de suborno avaliados.
O processo de avaliação de riscos de suborno requer uma avaliação prévia dos processos da organização e assim identificar as atividades desses processos e em seguida avaliar o nível de risco de suborno para cada atividade, obviamente todos esses processos de acordo com o escopo do sistema de gestão, cabendo a organização determinar os critérios e métodos necessários para essa avaliação e seu respectivo nível de detalhamento.
Sobre métodos de avaliação de riscos, existem diversas metodologias já consagradas que podem ser adaptadas para a avaliação de riscos de suborno, como por exemplo:
- FMEA (Análise de Modos de Falhas e Efeitos): método muito utilizado na indústria automobilística para falha de processos industriais onde são estabelecidos as falhas (risco), os efeitos (os impactos) e suas respectivas causas e meios de detecção, onde é possível a quantificação dos respectivos riscos;
- HAZOP (Estudo de riscos de operação): método utilizado principalmente para riscos industriais consagrado na indústria química e petroquímica, é um estudo detalhado de riscos que pode ser aplicado para qualquer operação de processo, inclusive riscos de suborno.
- ISO 31000: a Norma não é exatamente um método de avaliação de riscos, mas sim um guia de orientação para gestão de riscos em organizações, a Norma é referência para o assunto e citada em grande parte das Normas ISO que requerem uma avaliação de ricos, como por exemplo, a ISO 9001, ISO 14001, e outras.
[optin-cat id=2617]
Esses são apenas alguns exemplos de métodos de gestão de riscos, mas a Norma não impede que a organização desenvolva seu próprio método ou adote uma metodologia já validada como os exemplos citados acima, o mais importante no processo de avaliação de riscos de suborno é um estudo detalhado e multidisciplinar para que gerem controles necessários para evitar o suborno na organização. Segundo a própria Norma ISO 370001, a avaliação de riscos de suborno deve ser analisada criticamente em uma base regular e em caso de mudanças significativas do processo, também para ISO 37001 é requisito mandatório que a avaliação de riscos de suborno seja mantida como informação documentada no sistema de gestão.
a specific system for controlling gene expression such as Cre lox, may be sufficient to overcome the priligy equivalent
I really like reading through an article that will make men and women think. Also, thanks for allowing me to comment.
Hello, There’s no doubt that your website might be having internet browser compatibility issues. When I take a look at your web site in Safari, it looks fine however, when opening in IE, it has some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, wonderful site.
I couldn’t resist commenting. Exceptionally well written.
Deneme bonusu kullanarak hiç para yatırmadan büyük ödüller kazanma şansım oldu.
Very nice article. I definitely love this website. Keep it up!
Howdy! I could have sworn I’ve visited your blog before but after looking at many of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely delighted I discovered it and I’ll be book-marking it and checking back frequently.
Casino’nun sunduğu bonuslar ile slot oyunlarında daha uzun süre oynayıp daha fazla kazanıyorum.
I love it when people get together and share ideas. Great site, keep it up.