A análise crítica pela direção é um requisito presente nas principais normas ISO de sistemas de gestão. Não é diferente com a ISO 37001, porém está deve ser cuidadosamente conduzida.
A Norma determina sobre a análise crítica pela direção, que a mesma deve analisar criticamente o sistema da organização, a intervalos planejados, para assegurar a sua contínua adequação suficiência e eficácia. Nessa determinação dos requisitos, podemos verificar diversos pontos importantes como a exigência de uma definição de intervalos planejados para realização da reunião e determinação do papel desse processo, para contínua adequação, suficiência e eficácia.
A norma também faz menção a itens que a organização deve levar em consideração e incluir na análise crítica pela direção para revisão, como:
Situação de ações de análise crítica de direções anteriores
Esse item é o primeiro para uma avaliação, pois uma análise crítica pela direção se inicia com uma avaliação da reunião anterior, verificando pontos discutidos e informações relevantes que podem ser usadas como entradas na atual reunião.
Mudanças nas questões internas e externas
Aqui o contexto da organização é obrigatoriamente reavaliado na análise crítica pela direção, pois as organizações irão verificar se ocorreram mudanças nas questões internas e externas e consequentemente em seu contexto. Medidas importante podem ser utilizadas nessa entrada como aquisições pela empresa, mercado, novos projetos/produtos/serviços, etc.
Informação sobre desempenho do sistema de gestão
O desempenho do sistema de gestão também é verificado na análise crítica pela direção, incluindo avaliação de não conformidades, resultados de monitoramento e medição, resultados de auditorias, relatos de suborno, investigações em andamento e gestão de riscos.
Eficácia de ações tomadas para abordar riscos de suborno
A eficácia de ações tomadas se dá principalmente pela avaliação dos controles internos para controlar os riscos determinados pela organização. Nesse item é importante ressaltar que organizações pode utilizar outros mecanismos de sue programa de compliance para avaliação, como por ex. uma auditoria interna de controles.
Oportunidades para melhoria contínua do sistema de gestão
Por último e não menos importante, deve ser avaliado na análise crítica pela direção oportunidades para melhoria, baseado principalmente na avaliação dos itens anteriores.
O requisito finaliza ressaltando a importância das saídas da análise crítica, que se dão pelo fato de decisões para o item anterior ou qualquer mudança que a alta direção julgue necessária.
Importante salientar um resumo dos resultados da análise crítica pela direção deve se reportado ao órgão diretivo, se esse existir.
Adicionar Comentário