Blog Antissuborno

Ética nas Relações Empresariais

Muito já se discutiu sobre o que é ser ético, pois dependendo da cultura do país em que se está inserido, uma simples gorjeta pode ser encarada como um suborno, como ocorre por exemplo no Japão. Mas vamos falar sobre ética nas relações empresariais que tem por principal objetivo manter a confiabilidade no mercado em que ela atua, o crescimento da empresa e consequentemente o de uma sociedade.

Grandes ou pequenas corrupções sempre ocorreram no mundo empresarial, desde a utilização da impressora para imprimir um trabalho de faculdade ou levar uma caneta esferográfica da empresa para casa, até pagamentos de propinas para órgãos públicos para ganhar licitações, os dois casos ocorrem em esferas corporativas diferentes, porém causam pequenos ou grandes danos para todos, empresa e sociedade da mesma maneira.

Muitos foram os escândalos que tiveram repercussão mundial e consequências desastrosas, como por exemplo o caso da mágica contábil em 2002 da empresa Enron, uma grande empresa norte americana do setor elétrico, que além da falência da empresa e dívidas deixadas, gerou uma enorme crise de confiabilidade no setor financeiro norte americano. Nos dias atuais no Brasil vivemos a operação lava jato que investiga um dos maiores esquemas de corrupção mundial, envolvendo grandes empresas brasileiras incluindo a maior estatal Petrobrás, levando milhões em prejuízos financeiros à todas empresas envolvidas e também para toda uma sociedade.

[optin-cat id=2617]

 

A atual questão é, qual o preço do comportamento antiético? A quebra da confiança, quebra da credibilidade, danos de imagem, entre outros, causando perdas financeiras irreparáveis. Mas como garantir que não haja mais comportamentos antiéticos em uma empresa? Não há como garantir comportamentos pessoais de todos que compõem a empresa, porém é possível implementar mecanismos que indiquem a conduta ética a ser seguida por todos e inibam quaisquer atos antiéticos, através da implementação de um programa robusto de integridade e antissuborno.

Para a garantia com mercado do comprometimento da empresa com a ética em suas relações, muitas empresas buscam o selo nacional ProEtica, e a certificação do sistema de gestão antissuborno pela ISO – International Organization for Standardization, sendo este o único certificado reconhecido internacionalmente. Tão importante quanto a saúde contábil de uma empresa, é também a integridade e ética de suas relações, sejam elas com clientes, fornecedores, acionistas, parceiros de negócios, sociedade ou governo.

Amanda Marciano

Especialista em Compliance e Controles Internos, Auditora Líder ISO 37001 e ISO 19600, Bacharel em Tecnologia da Construção Civil, mestrada em Gestão Ambiental e Energias Renováveis e em Administração de Empresas, MBA Internacional em Gestão Empresarial.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.