Compliance Digital significa conformidade digital! Em tempos de transformação é imprescindível para qualquer empresa permanecer no mercado, estar em conformidade com as normas que regulam o ambiente digital.
A inovação tecnológica constante não é mais uma opção de investimento que uma empresa faz para ser mais competitiva ou ampliar os negócios, é um requisito essencial para estar no mercado.
Isso porque as expectativas do cliente ao entrar em contato com determinada empresa precisam ser atendidas, e proporcionar uma excelente experiência de usuário.
Para que isso ocorra, a infraestrutura tecnológica precisa estar plenamente funcional, incluindo questões de segurança e conformidade legislativa.
É neste cenário que o conceito de Compliance Digital está inserido, e faz todo o sentido, pois a importância dele está justamente na necessidade de as empresas estarem em conformidade legal nesta seara.
Mas afinal, o que é o Compliance Digital?
É conjunto de processos internos adotados por uma determinada empresa visando análise de riscos, bem como a adoção de medidas preventivas e regras de conduta ligadas ao ambiente da tecnologia da informação.
Em outras palavras, o Compliance Digital é “estar em compliance” no que tange à tecnologia, ou seja, estar em conformidade com as leis que regem o ambiente digital.
Como implementar o Compliance Digital?
O conceito de Compliance Digital tornou-se ainda mais difundido no Brasil, após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para implementar o Compliance Digital, é preciso criar rotinas de análise de riscos e outros procedimentos visando a proteção dos dados.
As práticas implementadas devem garantir o correto funcionamento dos sistemas e a observância dos requisitos impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.
As políticas internas devem definir os procedimentos para cumprimento da legislação e adotar outros que porventura se fizerem necessários, como a realização de auditorias.
Outro ponto importante a ser observado são as licenças de uso de softwares e a quantidade de usuários habilitados, bem como a adoção de políticas internas para gerir os recursos de TI.
Qual a importância do Compliance Digital?
A transparência nesta seara é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, além de outros benefícios.
É preciso contar com mecanismos para identificação em tempo real de qualquer não conformidade que possa causar dano a empresa, clientes ou stakeholders.
Além disso, a empresa que estão em não conformidade estará sujeita a multas e outras penalidades previstas em lei.
O Compliance Digital visa proteger os dados corporativos, aprimorar processos e melhorar a qualidade e eficiência.
A segurança das operações faz com que a empresa ganhe a credibilidade dos seus clientes, melhorando a reputação da empresa no mercado.
Confira agora algumas ações que podem ser implementadas para colocar em prática o Compliance Digital:
- Mantenha uma equipe bem treinada;
- Contrate um Data Protection Officer (DPO);
- Analise cuidadosamente os riscos;
- Realize treinamentos constantes;
- Compartilhe conhecimento;
- Invista em tecnologia;
- Adote políticas de Compliance Digital eficazes;
- Implemente mecanismos de controle;
- Mantenha total transparência no relacionamento com stakeholders.
Conclusão
A necessidade das empresas se adaptarem à transformação digital está diretamente ligada à necessidade de implementação do Compliance Digital.
O controle sobre a segurança dos dados, a proteção da privacidade dos clientes, a condução de investigações internas para identificação de não conformidades devem fazer parte da rotina das empresas.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe, ele pode ser útil para alguém!