Blog Antissuborno
Legal Operations: O que é e para que serve?

Legal Operations: O que é e para que serve?

Saiba mais sobre como Legal Operations está transformando departamentos jurídicos, com foco em eficiência, inovação e gestão estratégica.

A área de Legal Operations tem se consolidado no setor jurídico, mas de forma diferente da atuação tradicional dos advogados. Embora os profissionais do Direito não atuem diretamente nas questões legais, eles são fundamentais para otimizar a gestão e as operações dos departamentos jurídicos, trazendo mais eficiência e inovação ao setor.

Desse modo, os especialistas em Legal Operations aplicam conhecimentos de administração, tecnologia e análise de dados para melhorar o funcionamento dos departamentos jurídicos, ajudando os advogados a se concentrarem no trabalho legal, sem se sobrecarregar com processos administrativos e operacionais. A transformação acontece com a implementação de soluções práticas e tecnológicas que agilizam tarefas e melhoram a qualidade do atendimento ao cliente.

Por se tratar de um setor multidisciplinar, profissionais com diversas formações podem integrar as equipes de Legal Operations. Logo, carreiras como administração, tecnologia da informação, engenharia, análise de dados e até contabilidade são comuns neste ambiente, desde que o profissional tenha uma boa base de conhecimento jurídico e habilidades de gestão e otimização.

A demanda por esses profissionais tem aumentado consideravelmente, à medida que mais empresas reconhecem a importância de inovar e tornar as operações jurídicas mais eficientes. O crescimento dessa área reflete uma necessidade de adaptação ao novo contexto empresarial, em que a eficiência não se limita apenas à execução das tarefas jurídicas, mas abrange também a gestão e a estrutura de todo o departamento.

 

O papel de um Legal Operations

A função de Legal Operations é basicamente a busca pela eficiência em todas as áreas do departamento jurídico. O objetivo desses profissionais é ajudar os advogados a se concentrarem em suas atividades essenciais, enquanto eles cuidam dos aspectos administrativos e tecnológicos que tornam o departamento mais produtivo. Em outras palavras, Legal Operations oferece suporte à advocacia com foco na melhoria contínua, alinhando processos e metas dentro da organização.

Os Legal Ops atuam no gerenciamento financeiro e na gestão de pessoas e se envolvem com a otimização de processos internos, implementação de tecnologia e até mesmo no treinamento da equipe jurídica. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de um ambiente jurídico mais ágil e eficaz.

No entanto, vale frisar que não existe uma formação específica para a área de Legal Operations, já que ela é essencialmente multidisciplinar. Assim, profissionais de áreas como direito, administração, tecnologia, engenharia e até contabilidade podem atuar na área, desde que possuam uma visão estratégica e habilidades organizacionais. A compreensão básica do funcionamento do setor jurídico é essencial para essa atuação.

 

Implementando Legal Operations

A implementação de Legal Operations demanda um planejamento detalhado e estratégico. Se uma equipe já está formada, é essencial investir na capacitação, seja por meio de cursos, workshops ou mentorias com especialistas da área. Caso a equipe ainda não exista, é fundamental buscar profissionais de diferentes áreas para garantir a diversidade de conhecimento que esse departamento exige.

Além disso, o Consórcio de Operações Jurídicas Corporativas (CLOC) recomenda 12 competências essenciais para os profissionais de Legal Operations, incluindo inteligência de negócios, gestão financeira, governança da informação, otimização de processos e gestão de projetos. Logo, ter essas competências é fundamental na hora de formar a equipe e desenvolver as funções desse setor.

 

Legal Operations vs. Controladoria Jurídica

Embora ambos os departamentos lidem com aspectos administrativos do jurídico, há diferenças fundamentais entre Legal Operations e controladoria jurídica. A controladoria jurídica, formada por profissionais do direito, foca na gestão interna do departamento, lidando com tarefas como controle de prazos e elaboração de relatórios.

Por outro lado, Legal Operations envolve profissionais de diversas áreas, com foco na inovação, eficiência e gestão estratégica. Este setor vai além das funções administrativas, oferecendo e tem escopo mais amplo, mantendo o foco no crescimento e otimização das operações jurídicas ao longo do tempo.

 

Conclusão

O Legal Operations está transformando o modo como os departamentos jurídicos operam. A ideia de focar na melhoria de processos, implementação de tecnologias e gestão estratégica, gera um impacto direto na eficiência e na qualidade dos serviços jurídicos prestados.

Se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com que ele possa ser útil!

Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.