ISO 37002 é a Norma de diretrizes para Sistemas de Gestão de Denúncias, Norma em elaboração pelo comitê técnico ISO/TC 309 responsável por Normas relativas a Governança Corporativa, e responsável pela ISO 37001, entre outras.
A ISO 37002, como características das Normas ISO, são aplicáveis a organizações de todos os tipos e tamanhos, públicos ou privados e em todos os setores. A norma também faz menção a itens que a organização deve levar em consideração e incluir na análise crítica pela direção para revisão periódica.
A ISO 37002 tem como objetivo fornecer diretrizes para desenvolvimento e implementação de um sistema eficaz e responsivo, sistema de gestão de denúncias que incorpora quatro etapas:
a) receber denúncias de irregularidades;
b) avaliar relatos de irregularidades;
c) abordar denúncias de irregularidades;
d) conclusão de casos de denúncia.
A primeira vista esse processo pode parecer simples, mas a ISO 37002 chegará para ser um protocolo internacional para gestão do canal de denúncia nas organizações, e dentro de um ciclo de melhoria contínua podendo trazer mais credibilidade e organização no tratamento de denúncias. A Normas ainda está em desenvolvimento com previsão de ser publicada em 2020 ou 2021 dependendo do cronograma interno do comitê técnico ISO/TC 309.
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A Norma estará adequada ao anexo SL, layout comum para as Normas ISO, o que favorece a integração para outras Normas da família ISO37000, como a ISO 37001 e a ISO 37301. Além dos requisitos comuns do anexo SL a Norma trará requisitos específicos do processo como, por exemplo:
- Etapas do processo de denúncias;
- Decisão delegada sobre denúncias;
- Recebimento de relatórios de denúncias;
- Avaliando relatórios de denúncias;
- Concluindo relatórios de denúncias;
- Proteção do denunciante;
- Avaliação e prevenção de riscos de retaliação;
A ISO prevê uma rápida adesão do mercado sobre a ISO 37002, uma vez que não existe um protocolo internacional reconhecido que trata o tema sobre sistemas de gestão de denúncias. Além do que, a Norma prevê processos de melhoria contínua no canal de denúncia de uma organização que irá adotar a normativa e esse é um grande diferencial de qualquer referência atual sobre o tema.
Em breve a ISO 37002 será lançada e você pode ficará sabendo de maiores detalhes em todos os canais de comunicação da QMS, acompanhe.
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