Blog Antissuborno

Comunicação na ISO 37001 é essencial

Diga-me como és tua comunicação, que direi como está seu sistema de gestão antissuborno. Comunicação na ISO 37001 é imprescindível, veja porquê.

7.4.1 A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o sistema de gestão antissuborno.

Fonte: Norma ABNT ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

 

A norma ISO 37001 deixa evidente a importância de uma boa comunicação para a efetividade do seu sistema de gestão antissuborno, porém, apesar da afirmação ser simples, a execução é muito complexa.

Devemos entender primeiramente que a comunicação demorou muito para ser estabelecida, aqui faço uma breve corrida no tempo para te contextualizar melhor:

  • O ser humano social: é fato que precisamos nos comunicar de alguma forma, já foi comprovado cientificamente que pessoas em condição de isolamento absoluta, sem conseguir se comunicar com as outras pode entrar em estado de loucura.
  • Comunicação sempre foi desejada: livros de comunicação alegam não saber ao certo quando o homem começou a emitir sons cientes de significado e a associar as coisas, mas tudo começou com essa criação de signos. O signo nada mais é qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou ideia, e a significação é o uso social deles. No entanto a criação dos signos não determinou uma comunicação eficaz, pois apesar das palavras tio, matou, um, meu e leão terem os mesmos significados, a ordem afeta diretamente o entendimento, pois “meu tio matou um leão” e “um leão matou meu tio” não possuem o mesmo significado. A partir de então veio a gramática, estabelecendo regras para relacionar os signos entre si.
  • Passado a problemática gramática, finalmente chegamos a última resolução do problema para se ter uma comunicação básica, o fonema. Passado algum tempo o homem notou que palavras ou nomes de objetos possuíam sons menores que o todo, criando então o nascimento do conceito de letras e posteriormente o alfabeto, constituindo por fim uma comunicação límpida dentro de cada idioma.

Ok, mas para que essa contextualização?

Simples, é necessário entender que a comunicação como um todo consiste em processo muito complicado e que apesar de toda essa trajetória não podemos dizer que hoje estamos em estado pleno da mesma, não é à toa que a Unesco iniciou uma campanha mundial para conseguir que cada país tenha sua Política Nacional de Comunicação, comunicação é coisa séria.

Para se ter uma comunicação efetiva é necessário se questionar 6 coisas:

  • O que será comunicado?
  • Com quem será comunicado?
  • Como será comunicado?
  • Quem fará a comunicação?
  •  Em qual idioma será comunicado?

O que irá comunicar: estabeleça o objetivo da sua comunicação, falar sobre assunto A e B não gera o mesmo resultado que falar isoladamente sobre cada um, então seja direto no que quer comunicar.

Com quem será comunicado: saiba com quem você está falando, pois existem diversas formas de comunicar a mesma coisa, porém a linguagem varia de público para público. Conversar com a gerencia de uma empresa sobre os lucros da empresa não é a mesma coisa que conversar sobre o assunto com amigos no bar.

Como comunicar: temos diversos meios de comunicação como eletrônico, televisão, rádio, cinema, e-mail, revista, jornal, oral, etc. Pense qual a maneira mais efetiva para fazer sua comunicação, lembrando dos prós e contras de cada meio.

Quem irá comunicar: na minha opinião quem irá comunicar é um dos pontos que mais deve ser pensado, não adianta você realizar todos os passos anteriores e a pessoa que fará o comunicado não tenha a devida autoridade esperada ou empatia do grupo.

Os idiomas nos quais se comunicar: adeque sempre sua comunicação ao idioma em questão. Em multinacionais é comum ver anúncios em inglês, espanhol e francês para todas as unidades, porém, traduções podem gerar dubiedade para quem não é nativo no idioma e causar ruídos.

Apesar do assunto parecer muito básico, fica claro que principalmente na ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, a preocupação com falhas na comunicação deve ser uma das prioridades da empresa. Análise se sua comunicação corporativa está sendo eficaz ou se precisa ser repensada.

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

1 comentário

  • Definir O que, Quando, Com quem, Como e Quem , para mim, são os pontos essenciais para uma boa comunicação. Parabéns Neifer.

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.