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Como planejar a gestão de Compliance no início do ano?

Planejar e gerir em momentos delicados é um desafio que as empresas estão tendo que enfrentar nos últimos tempos de maneira intensa para garantir a sustentabilidade do negócio.

A pergunta milionária é:

Como fazer um planejamento realista em tempos de incertezas e conseguir colocar em prática uma boa gestão dos objetivos relacionados ao Compliance empresarial?

Continue a leitura desse artigo e confira alguns insights para o planejamento do seu programa de Compliance neste início de ano que promete ser desafiador.

A crise sanitária potencializou os riscos de Compliance, disso ninguém tem dúvidas, exigindo criatividade, persistência e resiliência por parte dos gestores.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Combustível Legal (ICL) e divulgada pelo Jornal Valor Econômico, revela que houve aumento significativo do número de fraudes no setor de combustíveis, seguida de uma diminuição das ações de fiscalização e da lavratura de autos de infração.

O aumento das fraudes em 2020, sem dúvida impactará o planejamento das políticas a serem adotadas para 2021, que podem envolver desde um reforço até uma reestruturação completa do programa de Compliance, baseado nesta nova realidade que vivemos.

 

Análise do cenário atual e das lições aprendidas em 2020

O cenário permanece instável e deve considerado para planejar a gestão do Compliance em 2021, ele é mais previsível e isso representa um alívio. Além disso, as lições aprendidas em 2020 certamente contribuirão para este planejamento.

Partindo dessa premissa, um caminho para um bom planejamento da gestão de Compliance para 2021 é análise cuidadosa das dificuldades enfrentadas pela crise do coronavírus.

Esta análise permitirá identificar as oportunidades de aprimoramento dos mecanismos de gestão e controle dos riscos futuros.

A gestão do Compliance é o meio mais efetivo para garantir a conscientização e criação de uma cultura colaborativa e preventiva, reforçando o papel pedagógico da gestão para a importância e necessidade da adequação à Lei.

A compreensão profunda do cenário trazido pela pandemia, e seu impacto na organização é o ponto inicial para definir estratégias de gestão mais inteligentes, eficazes e maduras.

 

Planejar e monitorar

Cada vez mais a reputação ganha relevância para a sustentabilidade do negócio, ela é avaliada todos os dias, não apenas pelos investidores, mas pelos clientes, sem os quais nenhuma empresa sobrevive.

Por esta razão, o planejamento eficiente para que a gestão do Compliance alcance seus objetivos, é o investimento de tempo e recursos mais importante para qualquer organização, independentemente do setor ou porte.

A adoção dos mecanismos de Governança Corporativa e Compliance nunca foram tão necessários, tanto para evitar as falhas ocorridas em 2020, quanto para aprimorar os controles os quais devem estar aptos a monitorar os desdobramentos delas em 2021.

Aliás, avaliar se os controles e as políticas de Compliance adotadas são capazes de gerir os riscos dos possíveis desdobramentos de “ações emergenciais” tomadas em 2020 é, talvez, o ponto mais importante do planejamento.

Essa avaliação inclui a identificação de fatores internos e externos que afetaram a organização em 2020, utilizando-se de metodologias que permitam traçar uma estratégia para lidar com eles, considerando, sobretudo, qual o nível de controle que da organização sobre cada um deles.

O uso de tecnologias avançadas e adoção de práticas investigativas inovadoras também são um caminho para reforçar os mecanismos de controle e garantir mais transparência, consolidando as boas práticas e garantindo a sua efetividade.

 

Conclusão

O planejamento da gestão do Compliance para 2021 exigirá dos gestores uma visão ampla de cenário para avaliar quais os mecanismos de controle precisam ser modificados ou reforçados, com especial atenção para os treinamentos e canais de denúncia, contando com novas tecnologias como aliadas, sempre que possível.

A cultura de integridade é impulsionada em especial pela conscientização incansável e pelo monitoramento contínuo, pois isso reforça o posicionamento da alta gestão e faz com que os colaboradores percebam a necessidade de colaborar com a organização através das práticas adotadas por eles no quotidiano e o quanto isso impacta na reputação do negócio do qual ele faz parte.

Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

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