Blog Antissuborno

Brasil piora no Índice de Percepção de Corrupção 2018

Recentemente saiu o Índice de Percepção de Corrupção (IPC) 2018 e o Brasil apresentou sua pior posição desde 2012.

Antes de tudo acredito ser necessário um breve esclarecimento de como é calculado esse índice.
Realizada pelo Centro de Pesquisas em Direito e Economia da FGV Direito Rio envolve 3 etapas.

“Na primeira, a equipe debruçou-se sobre uma extensa gama de publicações e documentos relacionados à integridade no setor corporativo: livros, artigos, relatórios, reportagens, websites, leis, projetos de lei, decretos, instruções normativas e bancos de dados. Na segunda, entrevistou nove especialistas e representantes de 13 instituições (veja o perfil dos entrevistados no anexo, página 49). Para que pudessem expressar suas avaliações livres de constrangimento, a todos foi dada a garantia de anonimato. As informações coletadas nesses dois momentos geraram um quadro de medição e um conjunto de recomendações para cada segmento presente no relatório: setor público, setor empresarial e sociedade civil. Na terceira etapa, as avaliações e recomendações dos pesquisadores foram analisadas, validadas e por vezes alteradas por conselheiros provenientes dessas três áreas.”

Fonte: Relatório de integridade e empresas no Brasil. Trasparência internacional. 2018.

A pontuação indica o nível percebido de corrupção no setor público em uma escala de 0-100, quanto mais baixo o número, maior a percepção de corrupção.

Um dos indicadores apontados na seção do setor público que é visto de forma positiva é a Lei Antissuborno (2013), porém ainda é necessário amplia-la para setores comerciais e melhorar a fiscalização.


Outra questão que preocupa bastante é a falta de uma ação com relação a corrupção privada no brasil, a legislação penal não abrange delitos de corrupção ativa ou passiva de quem não é funcionário público.

105° Posição em 2018

Em 2012 o Brasil estava na 96° posição, em 6 anos caímos 9 posições no ranking mundial, chegando a 105° posição, ficando na mesma posição de países como: Argélia, Armênia,Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor-Leste e Zâmbia . Apesar da queda brusca, a pontuação variou somente 2 pontos, de 37 para 35.

Isso significa que não está tão ruim como imaginamos?

Longe disso, essa pontuação demonstra que vários países no decorrer desses 6 anos evoluíram muito no Índice de Percepção de Corrução, enquanto o Brasil além de não ter uma melhora significativa, piorou.

O que isso representa?

O índice como o próprio nome diz é uma percepção, e essa pesquisa é reconhecida pelo mundo inteiro, então quais as chances de grandes empresas investirem capital no Brasil dado o nosso índice? mínimas, e isso afeta diretamente nossa economia se pensarmos há longo prazo e talvez até ações diplomáticas, pois se para sujar uma reputação não é preciso nem 1 minuto, para limpa-la exige um esforço tremendo.
Quais ações podemos tomar para melhorar a visão de nosso país?
Listamos 3 formas que se todas as empresas adotassem poderia melhorar o índice:

  • Compliance: o compliance nada mais é que um conjunto de ações para cumprir normas legais,regulamentares, políticas ou diretrizes estabelecidas, afim de evitar ou detectar qualquer inconformidade da empresa.
  • Sistema de Gestão Antissuborno: a norma ISO 37001 não acaba com o suborno, mas através dela são implementadas várias formas de prevenir nas empresas, deixando claro o que pode ser considerado suborno, como dificultar a ação e como lidar com isso.
  • Participação política: estar antenado em tudo que acontece na política brasileira é um enorme desafio, mas não devemos ignorar o que acontece em nosso país, precisamos reivindicar justiça e lutar por leis que não favoreçam ações que possam facilitar atos corruptos.

Índice Completo de Percepção de Corrupção 2018

Relatório Índice de Percepção de Corrupção 2018

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.