Blog Antissuborno

5 pontos que você precisa saber sobre a certificação ISO 37001

A ISO 37001 é a Norma de sistemas de gestão antissuborno, um conjunto de requisitos para implementação e certificação de um programa de compliance que segue essa referência internacional.

O objetivo desse artigo é pontuar as principais informações sobre a Norma ISO 37001, a maior e única referência de certificação de compliance no mundo, e uma das Normas que mais crescem em empresas certificadas.

1. ISO 37001:2017 ou ISO 37001:2016 ?

Existe uma confusão no mercado sobre a versão da Norma, na verdade isso se deu devido a diferença de tempo entre a tradução da Norma internacionall para a brasileira. A ISO 37001 foi publicada em 2016 em todo o mundo, mas no Brasil a publicação só ocorreu em 2017 após um grupo de estudo da ABNT traduzir a Norma, por isso da diferença. Porém, tecnicamente, o correto é citar as normas como ISO 37001:2016 (Norma internacional) e ABNT NBR ISO 37001:2017 (Norma nacional traduzida). As normas são exatamente as mesmas, e a certificação ISO 37001 também.

 

2. ISO 37001 é uma Norma que trata apenas sobre suborno

Nesse caso, depende, a própria Norma estabelece em sua introdução que contempla apenas suborno. Porém, também a Norma afirma que cabe a organização utilizar os mesmos requisitos para implementar um sistema de gestão anticorrupção, contemplando combate a fraudes, cartel, lavagem de dinheiro, etc. Para profissionais de sistemas de gestão, essa tarefa não é complexa, basta determinar isso no item do escopo do sistema de gestão, e seguir implementando os requisitos de acordo com esse escopo. Depende de cada empresa, porém a recomendação é que o escopo seja expandindo para melhor controle interno.

[optin-cat id=2617]

 

3. Profissionais para implementação

Para certificação ISO 37001 é necessário convergir competências, tanto de profissionais especialistas em compliance e controles internos, como profissionais de sistemas de gestão com experiência em demais normas ISO. Com essas competências em conjunto quem ganha é o sistema de gestão, promovendo melhor aderência aos requisitos normativos e controles específicos de compliance. Portanto, ao formar uma equipe de implementação, busque essas competências.

 

4. Processo de certificação

Para iniciar o processo de certificação ISO 37001 primeiramente é necessário adequar o programa de compliance a Norma ISO 37001. Esse processo pode ser iniciado por um Gap Analysis do organismo de certificação, posteriormente a implementação do sistema de gestão por uma consultoria ou mão de obra interna e ao final do processo as auditorias inciais do organismo de certificação, como a QMS.

 

5. Certificação acreditada

A acreditação é a rastreabilidade e validação do processo que promove credibilidade a certificação ISO 37001, no Brasil o organismo de certificação para ISO 37001 deve ser acreditado pela CGCRE do Inmetro. Assim é comprovado que o certificado é válido e reconhecido nacional e internacionalmente, isso pode ser reconhecido por meio do site do Inmetro e no certificado ISO 37001 o selo de acreditação.

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

3 comentários

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.