As fraudes têm sido um dos temas mais relevantes no mundo corporativo, pois os investimentos que as empresas precisam fazer para preveni-las aumentam a cada ano, e para auxiliar nessa missão das organizações foi criado o Mapa da Fraude, que é um estudo, realizado pela empresa ClearSale, que analisa dados da fraude em setores diversos segmentos empresariais. Segundo o estudo realizado pela empresa, no primeiro semestre de 2022, houve um crescimento das quantidades e valores de tentativas de fraude no Brasil, com um incremento de quase 10% em relação a 2021, mesmo num cenário de desaceleração do e-commerce pós-pandemia.
O Mapa da Fraude é uma inciativa de uma empresa privada de analisar os dados de fraudes como parte da sua estratégia de negócio, mas que revela importantes dados para qualquer organização que deseja prevenir riscos.
O objetivo do estudo é fornecer informações para a melhor compreensão da dinâmica da fraude, ampliando suas estratégias de prevenção e mitigação dos riscos a ela relacionados.
Segundo o estudo, no primeiro semestre de 2021 houve 6,1 milhões de tentativas de fraude envolvendo um valor de 5,8 bilhões. No primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 28,3% na quantidade de tentativas de fraude e de 27,9% no valor das tentativas de fraudes.
Isso significa que no primeiro semestre de 2022, considerando a variação absoluta do segmento e-commerce, houve um incremento de 9,0% na quantidade de tentativas de fraude e de 9,8% no valor das tentativas de fraude.
A segmentação por região do Brasil, demonstra que a região Norte tem se mostrado a localidade com o maior índice percentual de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações.
Por outro lado, o Sul é a região que tem demonstrado o menor índice do ranking dos estados, considerando apenas números absolutos, e a região Sudeste é a localidade do Brasil com o maior número de fraudes, pois concentra a maioria dos pedidos.
No que se refere às categorias mais fraudadas, o estudo demonstra que eletrônicos, celulares e games ocupam as primeiras posições no ranking, seguidos por informática, acessórios, automotivo, eletrodomésticos, beleza, esportes e móveis.
A análise abrange ainda o gênero mais atingido por tentativas de fraude, apontando o gênero masculino com idade entre 36 e 50 anos.
Já no que se refere ao momento das tentativas de fraude, o estudo revelou que a maioria ocorre durante a semana e os meses de março e maio são os que mais registram casos.
Por fim, no tocante aos mercados mais atingidos por tentativas de fraude, a análise demonstra que o mercado financeiro, o qual engloba processos digitais de abertura de contas, emissão de cartões, realização de transações com PIX, empréstimos etc., são os campeões de tentativas de fraude com mais de 19 milhões de transações suspeitas analisadas no período.
Em seguida está o setor de telecomunicações com 6,6 milhões, vendas diretas, 1,4 milhão e fraudes envolvendo pessoas jurídicas com 1,3 milhão de transações analisadas no período.
Gostou do conteúdo? Comente e nos conte aqui se esse conteúdo foi útil!
Adicionar Comentário