Neste artigo, trataremos sobre o conceito de responsabilidade social corporativa, sua importância, bem como responderemos questões relevantes envolvendo o tema. Acompanhe!
O que é responsabilidade social empresarial?
A responsabilidade social empresarial, conforme mencionado na introdução, é assumir o compromisso voluntário em contribuir para o desenvolvimento social e ambiental, que deve ir além da obtenção de sucesso econômico e financeiro, ou seja, da mera obtenção de lucros com a atividade realizada por meio da adoção de diversas práticas.
Desse modo, tais práticas partem da premissa que a empresa reconhece que não têm apenas responsabilidades econômicas para com seus acionistas, mas também para com outros stakeholders, como funcionários, clientes, fornecedores, comunidades locais e a sociedade como um todo, pois pode haver impactos para todos esses atores, e eles devem ser levados em consideração.
Quais são os 3 pilares da responsabilidade social?
A Responsabilidade Social Empresarial repousa sobre três pilares fundamentais, orientados por práticas que devem ser internalizadas pelos negócios. Vamos explorar mais detalhadamente cada um deles:
Responsabilidade Ambiental
A empresa deve assumir a responsabilidade pela preservação do meio ambiente, adotando práticas que garantam o uso consciente dos recursos naturais. Isso implica em minimizar impactos ambientais graves que possam comprometer permanentemente a fauna, flora e biomas locais, como por exemplo, a adoção de medidas que reduzam o uso de papel, incorporando uma política “sem papel” sempre que possível, favorecendo a transição para documentos digitais.
Responsabilidade Econômica
A empresa deve incentivar o desenvolvimento local e da região em que está inserida. Desta forma, as iniciativas adotadas geram empregos, elevam o poder de compra da população e impulsionam setores conectados direta ou indiretamente às suas atividades, por exemplo.
Além disso, a sustentabilidade econômica do negócio é um fator chave a ser considerado, pois a empresa deve ser capaz de se manter a longo prazo sem prejudicar outros setores. Assim, em cenários de crise em determinadas áreas, é possível observar impactos que reverberam em negócios interligados ao principal.
Responsabilidade, Desenvolvimento e Apoio Social
Aqui, o foco recai diretamente na necessidade de a empresa atuar de maneira responsável em relação à sociedade. Para tanto, é preciso reconhecer a importância do apoio e desenvolvimento de grupos mais vulneráveis.
A adoção de políticas de ações afirmativas, projetos de capacitação, divulgação e parcerias com iniciativas sociais significativas são maneiras eficazes de trabalhar esses pilares internamente.
Por fim, vale frisar que esses pilares delineiam a responsabilidade social das empresas e servem como diretrizes práticas para a integração de práticas éticas, sustentáveis e socialmente conscientes no núcleo dos negócios.
O que é ISO 26000 e para que serve?
A ISO 26000 é uma norma internacional que estabelece diretrizes sobre responsabilidade social, com orientações sobre como deve ser feita uma operação responsável por parte da organização. Essa normal foi publicada pela International Organization for Standardization (ISO), para organizações de todos os tipos, independentemente de seu tamanho ou localização geográfica, sobre como integrar a responsabilidade social em suas práticas e estratégias de negócios.
A norma foi lançada em 2010 e não é uma norma certificável, o que significa que as organizações não podem ser certificadas como “ISO 26000”. Em vez disso, ela oferece uma estrutura abrangente para entender e implementar a responsabilidade social. O propósito principal dela é fornecer orientações sobre como as organizações podem operar de maneira ética, transparente e responsável, levando em consideração seu impacto social, ambiental e econômico.
Principais áreas de abordagem da ISO 26000:
- Governança corporativa: Aborda a maneira como uma organização é governada, seu compromisso com a ética e a transparência, bem como a forma como toma decisões e interage com suas partes interessadas;
- Direitos Humanos: Enfatiza o respeito aos direitos humanos, incluindo questões como não discriminação, direitos dos trabalhadores e a promoção de uma cultura de respeito aos Direitos Fundamentais;
- Relações de trabalho: Inclui tópicos relacionados ao emprego justo, condições de trabalho seguras e saudáveis, desenvolvimento de competências e envolvimento dos funcionários;
- Meio ambiente: Aborda a gestão responsável dos impactos ambientais das operações da organização, promovendo a sustentabilidade e a redução de danos ao meio ambiente;
- Boas práticas comerciais: É voltada para a prevenção da corrupção, promoção da concorrência justa e transparência nas práticas comerciais;
- Direito do consumidor: Foca na proteção dos direitos do consumidor, informações claras sobre produtos e serviços, bem como práticas éticas de marketing;
- Desenvolvimento da comunidade: Incentiva as organizações a se envolverem nas comunidades onde operam, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades.
Quais são os principais benefícios da responsabilidade social corporativa para as empresas?
A responsabilidade social corporativa oferece excelentes benefícios. Primeiramente, contribui para a construção de uma reputação positiva e imagem de marca sólida, o que representa um importante diferencial competitivo e, por isso, atrai consumidores que valorizam práticas éticas, aumentando a fidelidade do cliente.
Além disso, essas ações auxiliam na atração e retenção de talentos, pois os bons profissionais desejam trabalhar em empresas alinhadas com valores éticos e sociais.
No aspecto de acesso a mercados, há mais oportunidades em segmentos que valorizam a responsabilidade social, pois o fortalecimento de relacionamentos com stakeholders, como clientes e comunidades locais, proporcionam apoio em momentos difíceis.
Por fim, pode haver uma redução de custos, já que práticas sustentáveis ajudam a evitar problemas legais e multas associadas a questões ambientais e sociais.
Conclusão
A responsabilidade social corporativa é um novo olhar sobre a atividade da organização, um olhar mais humano, que exige compromissos que transcendem as práticas convencionais da maioria das empresas na atualidade. Tais ações podem ser modestas ou grandiosas, mas todas estão ao alcance de cada organização, contudo, é imperativo dar o primeiro passo rumo a uma transformação positiva.
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