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Qual a relação do Compliance e ISO 9001

Qual a relação do Compliance e ISO 9001?

O Compliance e a ISO 9001 estão relacionados no sentido de que ambos se concentram em estabelecer e manter padrões de conformidade e boas práticas em uma organização.

Isso porque estar em Compliance é estar em conformidade com leis, regulamentos, políticas internas e externas, e padrões éticos esperados e a ISO 9001, por sua vez, é uma norma internacional que estabelece critérios para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) dentro de uma organização com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por uma organização e garantir a satisfação do cliente. Desse modo, a relação entre Compliance e ISO 9001 pode ser entendida como um alinhamento legal com foco em melhoria contínua e integração com boas práticas de compliance e governança. Siga com a leitura e saiba mais sobre a relação destes importantes institutos!

 

Como os requisitos da ISO 9001 se relacionam?

Os requisitos da ISO 9001 se aplicam a maioria dos modelos de negócios tendo em vista que a metodologia da ISO 9001 está baseada no seguinte ciclo: Plano-Fazer-Verificar-Agir. Desse modo, o Compliance e a ISO 9001 compartilham a ênfase na conformidade, melhoria contínua e integridade ética, e podem ser integrados para criar um sistema de gestão abrangente que aborda tanto os aspectos de qualidade quanto os requisitos legais e éticos.

Os requisitos da ISO 9001 estão organizados em seções e subseções que compõem o padrão para sistemas de gestão da qualidade. Confira os principais requisitos e como eles se relacionam:

  1. Contexto da Organização (Seções 4 e 5):
    • Compreensão da Organização e de seu Contexto (4.1): Isso envolve a análise do ambiente externo e interno para entender as questões relevantes para o sistema de gestão da qualidade (SGQ).
    • Partes Interessadas e Seus Requisitos (4.2): Identificação de partes interessadas e análise de seus requisitos e expectativas.
  2. Liderança (Seção 5):
    • Liderança e Comprometimento (5.1): Envolvimento da alta direção na implementação e manutenção do SGQ.
    • Política da Qualidade (5.2): Estabelecimento de uma política da qualidade e seus objetivos.
  3. Planejamento (Seção 6):
    • Ações para Abordar Riscos e Oportunidades (6.1): Identificação de riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade dos produtos ou serviços e a satisfação do cliente.
    • Objetivos da Qualidade e Planejamento para Alcançá-los (6.2): Definição de objetivos da qualidade e planos para atingi-los.
  4. Apoio (Seção 7):
    • Recursos (7.1): Disponibilização de recursos necessários para o SGQ.
    • Competência (7.2): Garantia de que as pessoas tenham a competência necessária para realizar suas atividades.
    • Conscientização (7.3): Garantir que as pessoas estejam cientes da relevância e importância de suas atividades no SGQ.
  5. Operação (Seção 8):
    • Planejamento e Controle Operacional (8.1): Planejamento e controle das operações necessárias para atender aos requisitos do produto ou serviço.
    • Determinação de Requisitos para Produtos e Serviços (8.2): Estabelecimento de critérios para produtos e serviços.
    • Comunicação (8.3): Abordagem eficaz para comunicação interna e externa.
  6. Avaliação de Desempenho (Seção 9):
    • Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação (9.1): Avaliação sistemática do desempenho do SGQ.
    • Auditoria Interna (9.2): Realização de auditorias internas do SGQ.
    • Análise Crítica pela Alta Direção (9.3): Avaliação pela alta direção do SGQ.
  7. Melhoria (Seção 10):
    • Melhoria Contínua (10.1): Adoção de abordagens para a melhoria contínua do desempenho do SGQ.
    • Não Conformidade e Ação Corretiva (10.2): Tratamento de não conformidades e implementação de ações corretivas.
    • Melhoria Contínua do SGQ (10.3): Busca por oportunidades de melhoria contínua.

Por fim, vale notar que esses requisitos inter-relacionados consistem em uma estrutura para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da qualidade eficaz, resultando em produtos ou serviços que atendam às expectativas do cliente e estejam em conformidade com os requisitos aplicáveis, de forma que cada organização pode adaptar esses requisitos de acordo com seu contexto específico.

 

O que a ISO 9001 assegura em relação à qualidade?

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) em uma organização, de forma que implementar e seguir seus princípios melhora a qualidade em vários aspectos de suas operações.

 

Qual o objetivo principal da ISO 9001?

O objetivo de adotar a ISO 9001 é criar uma cultura de qualidade, em que a melhoria contínua, a satisfação do cliente e a eficiência operacional são fundamentais. O cumprimento dos requisitos da norma ajuda a assegurar que os processos sejam controlados, os produtos e serviços atendam aos padrões de qualidade e a organização esteja comprometida com a excelência e a satisfação do cliente.

Em outras palavras, o objetivo principal da ISO 9001 é estabelecer um padrão internacional para sistemas de gestão da qualidade (SGQ) e proporcionar uma estrutura sólida para as organizações desenvolverem, implementarem e aprimorarem sistemas de gestão da qualidade eficazes. Assim, os objetivos principais da certificação ISO 9001 para as empresas são:

  • Credibilidade e confiança do cliente;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Satisfação do cliente;
  • Melhoria contínua;
  • Atendimento aos requisitos legais e regulamentares;
  • Competitividade;
  • Facilidade de integração com outros sistemas de gestão;
  • Aumento da eficiência interna.

Por fim, vale frisar que as organizações frequentemente buscam a certificação ISO 9001 por meio de auditorias realizadas por organismos de certificação independentes para demonstrar publicamente sua conformidade com os padrões estabelecidos pela norma.

 

Conclusão

A ISO 9001 tem como objetivo geral a prevenção e conformidade com os padrões estabelecidos, neste sentido, o Compliance, cuja principal norma de base é a Lei Anticorrupção, prevê que os mecanismos de adotados pela organização visando a conformidade serão considerados em caso de condenação como uma forma de possível redução das penalidades aplicadas. Por esse motivo, a adoção de mecanismos internacionalmente reconhecidos são uma ferramenta indispensável para o Compliance das empresas.

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Gabriela Maluf

Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.

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