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Dicas para o seu planejamento de 2022

Estamos oficialmente em dezembro, época em que você já deve ter começado ou está prestes a começar o seu planejamento de 2022, separei algumas dicas para você.

Considere um cenário com e sem isolamento social

Quem dera termos levado isso em consideração em 2019 não é mesmo? Mas pelo menos ficou como aprendizado para o planejamento de 2022. Apesar do Brasil ser um exemplo em vacinação, infelizmente não é certo nosso futuro próximo, visto as variáveis do COVID que ainda estão sendo estudadas, ou seja, se tem no seu planejamento encontros presenciais, já deixe planejado opções para que se possível, aconteça online.

Não esqueça do seu objetivo de longo prazo

É muito comum que diante de tantas ideias que temos e incêndios que apagamos, nossos objetivos de longo prazo sejam esquecidos, por isso o ideal é que sejam considerados também no seu planejamento de curto prazo, coloque no planejamento de 2022 ações que tenham relação com sua missão, uma boa ferramenta para que esses objetivos sejam mais claros é o Balanced Scorecard (BSC), nele você irá mapear:

  • Perspectiva financeira
  • Perspectiva dos clientes
  • Perspectiva dos processos internos
  • Perspectiva do aprendizado e crescimento

Deixo aqui o artigo de um nossos parceiros onde é explicado detalhadamente como funciona o BSC. 

Não esqueça da sua equipe interna

Fazemos o planejamento financeiro, marketing, vendas, logístico, e esquecemos de planejar ações para o time interno…não cometa esse deslize.

O que faz sua empresa é sua equipe, então invista nela, coloque no seu planejamento de 2022 os treinamentos que deseja que sejam capacitados, quais as ações para que eles não sejam sobrecarregados no trabalho, como você fará com que não fiquem desmotivados diante de tantas ações, lembre-se que um funcionário insatisfeito ou não capacitado pode manchar sua imagem com seu cliente para sempre e este será seu detrator para vários outros potenciais clientes.

Análise detalhadamente as avaliações que fizeram da sua empresa

Falando em detratores, não esqueça de planejar ações para consertar os problemas que foram pontuados por seus clientes nas pesquisas de satisfação ou demais canais como redes sociais e Reclame Aqui. Por mais que sua companhia tenha um bom NPS, há sempre algo que pode ser melhorado, seja no seu produto ou serviço.

Espero ter ajudado!

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

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