A governança corporativa e o programa de Compliance estão intimamente ligados. Ambos atuam em conjunto para construir uma cultura corporativa baseada em preceitos éticos e de integridade, começando sempre pelo topo da organização e disseminando boas práticas e valores por toda a estrutura organizacional, influenciando ainda na gestão de processos e definição de estratégias.
Afinal, o que é Governança Corporativa?
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que incentiva a adoção de boas práticas de desempenho empresarial, define governança corporativa como “…sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas…”.
Construir um negócio sustentável passa pela adoção de práticas de governança corporativa. É algo para começar agora e colher os frutos a médio e longo prazo.
As relações empresariais estão cada vez mais complexas e para garantir a confiabilidade de investidores e stakeholders a adoção de políticas de governança bem estruturadas é essencial.
A credibilidade é um fator que abre caminhos para qualquer negócio, desde o acesso a crédito até a valorização da marca a longo prazo e estar atento a isso favorece o crescimento saudável e perene da empresa.
Atuação do profissional de Governança Corporativa
O profissional de governança corporativa é o responsável por definir as estratégias de monitoramento, atuando como um defensor das boas práticas e seu papel é de extrema relevância.
Este profissional precisa ter visão holística e atuar com autonomia, filtrando as informações, identificando possibilidades e tendências e direcionando as ações a serem tomadas junto a alta direção.
Embora o profissional de governança corporativa não tenha poder decisório, ele atuará como uma espécie de conselheiro da alta administração e precisa ter perfil multidisciplinar.
Isso porque os assuntos envolvendo a governança corporativa são os mais variados, que vão desde conhecimento profundo da legislação, controles internos, Compliance, gerenciamento de risco, dentre outros.
O profissional de governança corporativa deve ter a habilidade de transitar em diversos ambientes e ter excelente relacionamento com investidores e pares.
Porque a Governança Corporativa é necessária independentemente do porte da empresa
A história mostra que empresas que começaram de maneira rudimentar, cresceram e tornaram-se grandes conglomerados ou mesmo passaram a ser reconhecidas e valorizadas no mercado, sendo detentoras de credibilidade e de uma marca bem posicionada.
Independentemente da trajetória de sucesso empresarial, ela certamente precisará estar alinhada aos preceitos de governança corporativa e o ideal é que isso ocorra desde o início.
Confira agora algumas vantagens da governança para as empresas
- colabora para uma estratégia de gestão bem definida;
- aumenta a credibilidade e visibilidade da empresa no mercado;
- ajuda a definir apolítica da organização atuando conjuntamente com o Compliance;
- favorece uma gestão financeira ética e eficiente;
- agrega valor ao negócio;
- melhora o relacionamento com stakeholders;
- promove transparência;
- facilita a captação de recursos e redução do custo deles;
- identificação e prevenção de fraudes;
- melhora os relacionamentos prevenindo abuso de poder e conflito de interesses.
Conclusão
O atual momento do país exige das empresas processos cada vez mais ágeis e transparentes, a reputação de uma empresa define o seu lugar no mercado e a torna mais competitiva.
Promover boas práticas de governança corporativa é sem dúvida um dos pilares do sucesso e do crescimento sustentável do negócio.
A empresa que melhor se adapta ao novo cenário, está consciente do seu papel na sociedade e enfrenta os desafios de forma ética, tem maior chance obter sucesso duradouro, impactando positivamente a vida das pessoas.
Ficou com dúvidas sobre como agregar valor ao negócio por meio da adoção de boas práticas de governança corporativa? Comente!
Adicionar Comentário