Blog Antissuborno

Não basta ser ético. Tem que parecer ético!

Certificação ISO 37001 e o Engajamento da Alta Administração para Preservar a Imagem da Instituição.

A Certificação ISO 37001, inicialmente, traz consigo o reconhecimento internacional de adequação dos procedimento internos à luz do Sistema de Gestão Antissuborno. Contudo, as organizações, atualmente, estão engajadas com questões mais amplas, sobretudo, com intuito de preservar sua imagem institucional, por meio da implementação das boas práticas de governança, as quais preveem o sistema de Compliance.

A Alta Administração é o principal driver para enraizar a cultura organizacional nos preceitos éticos.O exemplo dos gestores e o comportamento dentro e fora do ambiente corporativo traduzem quais princípios são efetivamente disseminados na organização. O ponto focal para implementação de estrutura de controles e procedimentos internos para atendimento às normas e legislações vigentes e até mesmo a ISO, parte do pressuposto, que o seu cumprimento é uma consequência de ações que são tomadas rotineiramente.,

[optin-cat id=2617]

 

Não basta implementar estruturas complexas e burocráticas internas, se na essência, o comportamento dos colaboradores distancia dos princípios e valores disseminados na organização. Vale lembrar que, a cultura institucionalizada proverá o tom comportamental e de consciência das ações de todos desde o presidente ao menor nível hierárquico.

A Copa do Mundo trouxe à tona um breve comentário de um famoso narrador esportivo, em que na transmissão do jogo Rússia contra Arábia Saudita, lamentou-se quando um atacante russo desistia da bola sempre que percebia que estava impedido. Na visão do narrador, o jogador deveria seguir em frente até ser notificado pelo juiz. Este fato faz parte da cultura de um país que está acostumado com informalidades e manobras para burlar as regras, como comprova Corruption Perception Index de 2017 publicado pela Organização Transparência Internacional, em que o Brasil possui um score de 37, se aproximando dos países com percepções mais baixas.

Então como relacionar esse simples fato supracitado com o comportamento da alta administração, dos colaboradores versus a imagem reputacional de uma organização?

Cabe considerar acima de qualquer programa corporativo, pessoas certas compartilhando valores genuinamente saudáveis. Não basta ser ético, não basta ter um programa de integridade, não basta ter uma certificação ISO 37001! A instituição necessitará compartilhar seus valores éticos frente à sociedade, PARECER efetivamente ética!!! E as ações de seus colaboradores são essenciais nessa afirmação, preservando a imagem institucional!
Trata-se do maior desafio para as empresas envolvidas com escândalos de corrupção, trabalhar com a cultura interna, aspectos comportamentais, rever a linha de frente da gestão para ao implementar quaisquer procedimentos de controle para atendimento das mais diversas normas, restabeleça a confiança perante à sociedade, por meio de ações éticas reiteradas, existindo um alinhamento real da conduta de seus agentes e sua estrutura organizacional!

Fernanda Dourado

Especialista em Compliance/Governança/Avaliação de riscos, Auditora Líder ISO 37001, Graduada em Administração de Empresas, Contabilidade, Direito e pós-graduada em Controladoria.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.