Recentemente foi publicada a ISO 37000 – Guia para governança das organizações, a norma não é passível de certificação, por ser um guia, e já se figura como a nova referência global em Governança Corporativa.
Governança Corporativa
Boa governança significa que a tomada de decisão dentro da organização é baseada na ética, cultura, normas, práticas, comportamentos, estruturas e processos. Uma boa governança cria e mantém uma organização com um propósito claro que entrega valor de longo prazo consistente com as expectativas de seus stakeholders relevantes.
A implementação da boa governança de uma organização é baseada em liderança, valores e uma estrutura de mecanismos, processos e estruturas que são apropriados para o contexto interno e externo da organização.
ISO 37000
A ISO 37000 estabelece princípios de governança que ajudarão os órgãos diretivos a cumprir seus deveres de forma eficaz, prudente e eficiente, enquanto aumenta a confiança, inclusão, responsabilidade, legitimidade, capacidade de resposta, transparência e justiça. Os órgãos diretivos que aplicam esta orientação podem esperar que as organizações que governam terão um desempenho eficaz, gestão responsável e comportamento ético.
A ISO 37000 fornece orientação sobre a governança das organizações. Ele fornece princípios e aspectos-chave de práticas para orientar os órgãos de governo e grupos de governo sobre como cumprir suas responsabilidades, que as organizações que governam podem cumprir seu propósito. Também se destina às partes interessadas envolvidas na, ou impactado por, a organização e sua governança. É aplicável a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho, localização, estrutura ou finalidade.
Quando as organizações usam este documento, as partes interessadas em todos os países e setores podem ter aumentado confiança de que os órgãos diretivos dessas organizações são responsáveis, justos e transparentes, agem com probidade e tomam decisões baseadas no risco e informadas por:
– informações confiáveis e dados confiáveis;
– expectativas das partes interessadas;
– obrigações de conformidade;
– expectativas éticas e sociais, incluindo aquelas antecipadas para as gerações futuras;
– impactos e dependência do ambiente natural.
Os benefícios da boa governança podem se aplicar a:
- a) a própria organização;
- b) partes interessadas membros;
- c) outras partes interessadas.
A estrutura da ISO 37000
Na figura a seguir é possível verificar toda a estrutura da ISO 37000 – Guia de Governança de Organizações. Importante ressaltar que a governança tem como centro o propósito da organização, em seguida parte para outros parâmetros de governança corporativa.
Como a própria normativa preconiza, esses componentes da estrutura já podem existir no todo ou em parte dentro da organização. No entanto, às vezes eles precisam ser adaptados ou melhorados para que a governança de a organização permanece eficaz, eficiente e apropriada por sua natureza única e dinâmica e contexto.
Alguns dos itens específicos da ISO 37000
O guia aborda diversos itens para compor uma governança eficaz, seguindo uma ordem lógica para que organizações de diversos tipos possam implementar os processos de governança, cito alguns:
– Governança e delegação;
– Governança e sustentabilidade;
– Estratégia;
– Geração de valor;
– Liderança;
– Risco de governança;
– Responsabilidade social;
– Viabilidade e desempenho ao longo do tempo.
Conclusão sobre a 37000 – Governança Corporativa
Aqui busquei apenas apresentar o guia ISO 37000 – Governança de Organizações de forma que você leitor possa entender o benefício da implementação em sua organização. Principalmente no Brasil, as organizações carecem de um processo robusto de governança, e esse processo fica limitado a grandes corporações nacionais e/ou internacionais.
Agora com a ISO 37000 – Governança de Organizações, qualquer organização independente do porte ou ramo de atividade, pode seguir os preceitos descritos e implementar uma estrutura de governança em suas organizações.
Minha expectativa e principalmente meu desejo, é que a ISO 37000 – Governança de Organizações, seja propagada cada vez mais nas empresas de todo mundo, e em conjunto as demais normas da família ISO37000 como ISO 37001 e ISO 37301, seja mais uma ferramenta de gestão e sustentabilidade empresarial.
Adicionar Comentário