Blog Antissuborno

É muito difícil a implementação da ISO 37301?

A dificuldade na implementação da ISO 37301 – Sistema de Gestão de Compliance depende muito da maturidade que a área de compliance já tem na sua empresa, vamos falar mais sobre isso.

A ISO 37301 – Sistema de Gestão de Compliance é uma norma que abrange a organização como um todo com foco no compliance, e não apenas o programa de compliance. Por isso, é comum empresas que já possuem a área de compliance mais robusta se surpreenderem com os preparativos que precisarão realizar.

 

Como funciona a implementação da ISO 37301 para empresas com programa de compliance

A implementação da ISO 37301 é mais simples para empresas que já possuem um programa de compliance, precisarão apenas realizar complementos e adotar medidas que abordem outros aspectos da organização, tal como o contexto e a melhoria.

Nesses casos, a QMS sempre indica que a empresa contrate uma auditoria de Gap Analysis, justamente para identificar o que está pendente para a sua organização. Para você ter uma base, temos um checklist de auditoria para você, mas ela ainda não substitui uma boa auditoria, serve apenas como guia.

 

A implementação para empresas que não possuem um programa de compliance

Nesse caso a implementação da ISO 37301 realmente será mais trabalhosa realmente, mas pense nos benefícios futuros e nesse caso a QMS recomenda a contratação de uma consultoria.

A consultoria dará a bagagem em compliance e sistemas de gestão que a sua empresa ainda não possui e poderá facilitar seu processo de implementação da norma, o prazo para a realização desse projeto vária de acordo com a dedicação da equipe envolvida, tamanho da empresa e tecnologia disponível.

 

Quer saber mais sobre a norma? No canal da QMS há uma série de vídeos falando de cada um dos requisitos:

Blog antissuborno

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.