O conceito de compliance comportamental envolve a aplicação dos conhecimentos da ciência comportamental para aprimorar a eficácia dos programas de compliance. Diante das diversas responsabilidades enfrentadas pelos profissionais dessa área, a dimensão comportamental muitas vezes é subestimada, apesar de sua importância para o sucesso desses programas.
Neste cenário, o êxito de um Programa de Compliance não se limita ao cumprimento das normas legais e regulamentares, mas também depende da habilidade de gerenciar os aspectos comportamentais que surgem tanto na implementação quanto na execução do programa. Logo, para que um programa de compliance seja verdadeiramente eficaz, é essencial que os profissionais desenvolvam competências que vão além das formalidades legais e contratuais e isso envolve uma compreensão profunda do comportamento humano e das motivações que levam as pessoas a agir de maneira ética.
Continue a ler e saiba mais sobre a importância do compliance comportamental para sua empresa!
O que é compliance comportamental?
Conforme mencionado inicialmente, compliance comportamental é a aplicação dos princípios da ciência comportamental para melhorar a eficácia dos programas de compliance, focando na compreensão e gestão do comportamento humano para promover práticas éticas e conformidade dentro das organizações.
Porque o compliance comportamental é importante?
Tendo em vista que cada indivíduo possui motivações únicas que influenciam suas ações, reconhecer essas diferenças é fundamental para a eficácia de um programa de compliance. A complexidade de lidar com o comportamento humano exige um entendimento das decisões intuitivas que as pessoas tomam, influenciadas por fatores culturais, sociais e cognitivos, que na grande maioria das vezes são mais impactantes do que os incentivos externos.
Desse modo, focar na questão comportamental oferece uma excelente oportunidade para identificar maneiras de tornar um programa de compliance mais eficaz, ao mesmo tempo em que se reduz custos e burocracia. A promoção de uma cultura de integridade, implica uma mudança de mentalidade que, em última análise, se traduz em mudança de comportamento. Assim, não se pode separar a cultura de compliance dos aspectos comportamentais, daí a importância da disseminação de uma cultura de compliance considerando necessariamente as realidades do comportamento humano.
Além disso, uma compreensão detalhada da natureza e dos comportamentos humanos evita pressupostos incorretos baseados em mitos que não correspondem à realidade. Vale ressaltar que estudos mostram que a grande maioria das pessoas deseja agir de forma honesta, sendo que os casos extremos de total honestidade ou desonestidade deliberada são exceções. Assim, reconhecer que a natureza humana é, muitas vezes, automática e intuitiva, e não puramente racional, é algo fundamental para lidar com a maioria das pessoas de maneira coerente.
Por fim, tratar das questões comportamentais é o caminho certo para fortalecer as organizações em diversos aspectos, e no contexto de compliance, é absolutamente essencial. O verdadeiro objetivo de um programa de compliance é assegurar que os comportamentos desejados sejam praticados e sustentados, promovendo uma cultura de integridade que esteja alinhada com as complexidades e diversidades do comportamento humano.
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Gabriela B. Maluf é Founder & CEO da Thebesttype, empreendedora, escritora, advogada com 18 anos de experiência, especialista em Compliance Trabalhista, Relações Trabalhistas, Sindicais e Governamentais, Direito Público e Previdenciário, palestrante com mais de 200 eventos realizados e produtora de conteúdo técnico otimizado em SEO para sites e blogs. Atualmente ajuda empreendedores e profissionais liberais a crescerem digitalmente por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.
Fonte: Livro Muitos