Blog Antissuborno

Contexto da Organização na ISO 37001

A Norma ISO 37001 é uma ferramenta de gestão para empresas que querem implementar e manter um sistema de gestão antissuborno, não é por acaso que as cláusulas de requisitos começam com o contexto da organização na ISO 37001.

O termo contexto da organização foi introduzido nas Normas ISO com Anexo SL, um documento da ISO para alinhar todas as normas de sistemas de gestão em uma mesma estrutura, sendo assim você vai encontrar o mesmo termo em outras normas ISO como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras. O pontapé inicial dos requisitos é o requisito 4.1 Contexto da organização, este ajuda a empresa entender o cenário sobre o tema de antissuborno com uma avaliação detalhada e tratar possíveis ações provenientes desse processo.

Normalmente as empresas ao implementarem o sistema de gestão antissuborno fazem a avaliação de contexto por meio da ferramenta SWOT, uma ferramenta já muito conhecida e de fácil implementação. Na avaliação de contexto da organização do sistema de gestão antissuborno a Norma define como requisito a determinação de questões internas e externas, por isso o uso comum do SWOT.

 

[optin-cat id=2617]

 

Para essa avaliação detalhada, utilizando-se ou não a ferramenta SWOT, a ISO 37001 já informa que a organização deve levar em conta os seguintes fatores:

  • Tamanho, estrutura, delegação de autoridade para tomada de decisão da organização;
  • Localizações e setores nos quais a organização opera ou antecipa a operação;
  • Natureza, escala e complexidade das operações e atividades da organização;
  • Modelo de negócio a organização; Entidades sobre as quais a organização tenha controle e entidades que exerçam controle sobre a organização;
  • Parceiros de negócio da organização;
  • Natureza e extensão das interações com agentes públicos;
  • Obrigações e deveres estatutários, regulatórios, contratuais e profissionais aplicáveis.

Essa avaliação pode ser feita também em uma reunião de Brainstorming com a liderança da organização e da empresa em geral, assim será possível uma avaliação do contexto da organização na ISO 37001 de uma equipe multidisciplinar cobrindo todas os fatores e entradas da organização.

Após a avaliação de cenário do contexto da organização na ISO 37001 podem surgir planos de ação necessários ao sistema de gestão antissuborno, assim sendo importante para subsidiar a implementação de demais requisitos da Norma ISO 37001 e principalmente a melhoria do compliance antissuborno.

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.