Blog Antissuborno

Alta Direção na ISO 37001

A Norma ISO 37001 determina que a Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão antissuborno.

Existem diversos requisitos pertinentes à alta direção em relação ao sistema de gestão antissuborno no que tange a liderança e comprometimento e ações necessárias para correta e eficaz operação do sistema de gestão antissuborno, alguns deles são:

Assegurar a implementação e manutenção do sistema de gestão

É de responsabilidade da alta direção assegurar que o sistema de gestão antissuborno esteja estabelecido, implementado, mantido e analisado criticamente  para abordar os riscos de suborno da organização. Isso quer dizer que é de função da alta direção a operação completa do sistema de gestão em busca da melhoria continua.

Disponibilizar recursos adequados e apropriados

Para que um sistema de gestão antissuborno seja eficazmente mantido são necessários recursos, sejam recursos financeiros, pessoal ou infraestrutura, dependendo do nível de detalhamento do sistema de gestão antissuborno os recursos podem variar, porém é de responsabilidade da alta direção a disponibilização de recursos.

[optin-cat id=2617]

 

Comunicação sobre a política antissuborno

A política de antissuborno estabelece as diretrizes gerais do sistema de gestão antissuborno, é de responsabilidade da alta direção a comunicação interna e externa dessas diretrizes junto a todas partes interessadas.

Requisição de recursos para operação do sistema de gestão antissuborno

É uma das responsabilidades do órgão diretivo requerer que a organização disponibilize recursos adequados para operação eficaz do compliance antissuborno, e que esses recursos sejam alocados e atribuídos de forma a atender as necessidades nesse tema.

Promover a cultura antissuborno

Considero esse item um dos mais importantes das responsabilidades da alta direção na ISO 37001, pois esse traduz praticamente todos os demais. Uma cultura organizacional é promovida por meio de ações estruturadas, por exemplo, prática e conscientização, o papel da liderança nesse processo é fundamental e determinante para eficácia do sistema de gestão antissuborno.

Promover a melhoria contínua

Após a implantação de um programa de compliance conforme a ISO 37001, cabe à alta direção na ISO 37001 motivar e estabelecer ações para promover la, esta pode ser obtida por meio de requisitos da própria Norma, como auditoria interna, investigação de denúncias de potencial suborno, revisão de controles internos, etc.

Encorajar relato de subornos suspeitos e reais

A alta direção na ISO 37001 tem o papel de encorajar canais de denúncias e demais procedimentos para relato de subornos suspeitos e reais, em uma organização em que esse processo é bem conduzido pela alta direção os colaboradores e demais partes interessadas se sentem na obrigação de relatar qualquer suspeita para que essa seja investigada na organização e é mais uma ferramenta para fortalecimento do processo.

Reportar ao órgão diretivo

Quando houver um, a alta direção na ISO 37001 tem a responsabilidade de relatar a intervalos planejados o conteúdo e operação do sistema de gestão antissuborno e de alegações de subornos sistemáticas ou graves, ou qualquer outro processo e meio que a organização definir. Porém, quando o órgão diretivo não existir, cabe a alta direção adotar suas respectivas responsabilidade e criar demais mecanismos de reporte. Enfim, conforme requisito 5.1.2 são inúmeras as responsabilidades da alta direção na ISO 37001 e está com o papel de liderança que exerce na organização irá determinar o rumo sistema de gestão antissuborno.

Neifer França

Especialista sistemas de gestão, membro do Comitê de Estudos Especiais de Governança Corporativo ABNT/CEE-309, Auditor Líder em ISO 37001 e ISO 37301, Pós-Graduado em Qualidade, Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

Adicionar Comentário

Curso de Auditor Líder

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.